Tecnologia da Informação EmÁudio: Resumão sobre Modelo Relacional de Dados - Parte 1
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Independentemente do horário que você esteja me escutando é sempre um prazer ter você aqui comigo, tá bom. Neste em áudio, nós revisaremos os pontos mais importantes desse módulo. É o resumão da aprovação. Vamos lá pra esse super resumão! Aumenta o som e vem comigo.
Vou começar então o nosso super resumão falando rapidinho do modelo relacional, tá bom.
Podemos dizer que o modelo relacional apresenta três elementos marcantes: Relações, restrições de integridade e operadores relacionais.
Relações são estruturas similares a tabelas que são as estruturas que armazenam os dados. Restrições de integridade são o conjunto de regras que ditam o que essas tabelas podem conter e como elas se relacionam. E operadores relacionais são operações matemáticas que servem de base para a manipulação e extração dos dados.
Vamos revisar rapidinho cada um desses elementos. Vem comigo. Jovem, os bancos de dados relacionais são exemplos de coleções de dados estruturados. Isso acontece porque os dados estão armazenados em estruturas fixas, que seguem um esquema pré-definido.
No caso dos bancos de dados relacionais, essa estrutura é a relação; quando colocamos a relação no formato de tabela, cada linha é chamada de dupla e cada coluna corresponde a um atributo.
As duplas irão caracterizar as ocorrências do que está sendo representado na relação, enquanto os atributos irão representar as característica... Ler mais