Conhecimentos Bancários EmÁudio: Resumão EmÁudio Sobre Capitalização, Previdência e Seguros - Parte 1
Olá, meu jovem! Tudo bem, vamos começar aquele super resumão para a aprovação? está comigo? Então vamos nessa, aumenta o som aí.
Vou começar falando sobre o mercado de seguros. O mercado de seguros é dividido em seguros de risco e de acumulação. Seguros de risco são para a cobertura de um eventual sinistro. Já os seguros de acumulação é a formação de uma reserva para um evento futuro.
Agora é hora de falar sobre o Sistema Nacional de Seguros privados. Vamos nessa! Gente, o Sistema Nacional de Seguros Privados é formado por órgãos e instituições que atuam no mercado de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Ok?
Vamos partir agora para falar sobre a estrutura do Sistema Nacional de Seguros Privados (CNSP). Então, começando pelo Conselho Nacional de Seguros Privados: é o órgão normativo do SNSP, tendo como atribuições, anota aí:
1)- Fixar diretrizes e normas da política de seguros privados;
2)- regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicação das penalidades previstas;
3)- fixar as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Estamos falando sobre as atribuições do Conselho Nacional de Seguros Privados. Outra atribuição:
4) - estabelecer as diretrizes gerais das operações de resseguro;
5) - prescrever os critérios de constituição das sociedades seguradoras de capitalização, entidades de previdência privada aberta e resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações;
6) - disciplinar a corretagem do mercado e a profissão de corretor.
Muito bem, pessoal. O CNSP é composto por seis membros, sendo um representante de cada um dos seguintes entes: Ministério da Economia, Presidente, Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Superintendência de Seguros Privados (Susep), Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Show!
Agora vamos falar sobre a Susep - Superintendência de Seguros Privados. Então, a Susep é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia, responsável por executar a política traçada pelo CNSP. São suas atribuições, vamos conferir:
1) - Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação dos operadores;
2)- atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações;
3) - zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;
4) - promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados.
Muito bem, acompanhe comigo, você está conferindo então as atribuições da Susep:
5) - promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem;
6) - zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;
7) - disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.
Lá vem pergunta! Vai lá! Professor, pode relembrar os seguros de risco? Claro que sim, devemos. Vamos lá.
Os Seguros de risco, turma, surgiram da necessidade que as pessoas e as empresas têm de se associar para suportar coletivamente as suas perdas individuais. Dessa forma, é possível, após o dano ou perda, que é o sinistro d... Ler mais