Áudio aula | 05 - Cooperativas de Crédito - Parte 1 | Conhecimentos Bancários | EmÁudio Concursos
Conhecimentos Bancários em Áudio: Cooperativas de Crédito Parte 1

Turma querida, tudo bem? Bora aprender um pouquinho mais! Hora de falar das cooperativas de crédito. Isso mesmo, cola em mim aqui.

Então pessoal, a Cooperativa de Crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, que presta serviços aos seus associados. Então, em outras palavras, uma cooperativa é a união de pessoas que aderem voluntariamente e se tornam sócias da instituição. Logo, todos os associados são donos da cooperativa, correto?

Assim, estas pessoas podem fazer suas movimentações financeiras através da cooperativa e não mais nos bancos tradicionais.

Antes de colocar a mão na massa, quero falar rapidinho do contexto histórico. Pode ser comigo, gente. As cooperativas nasceram na área rural, em que os produtores rurais uniam os recursos e produções de todos para vender aos grandes compradores e indústrias. Efetivamente, vários produtores se reuniam, depositavam dinheiro na cooperativa e, sempre que alguém passasse por uma necessidade financeira, poderia pegar um empréstimo entre os próprios produtores.

Com o passar do tempo, as cooperativas de crédito começaram a ir para outros segmentos urbanos, cooperativa de dentistas, servidores públicos e até mesmo uma do Banco Central, que depois acabou quebrando. Então, turma.

O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros. Logo, o faude indica a operativa, são captações de seus associados de empréstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras ou estrangeiras, de recursos oficiais e de doações, sendo uma das raras exceções do sistema financeiro.

As cooperativas de crédito são instituições sem fins lucrativos, sendo este um dos fatores que possibilita acesso a linhas de crédito mais acessíveis, com taxas de juros normalmente menores. Como os associados são sócios da cooperativa, os recursos obtidos por meio de juros e os demais excedentes financeiros são divididos entre todos, inclusive as próprias pessoas que pagaram os juros, haja vista que também são associados da mesma forma, turma. Os prejuízos se o fundo de reserva for insuficiente também serão rateados entre os associados.

Na razão direta dos serviços usufruídos, as cooperativas atuam tanto no setor rural quanto no urbano, podendo se originar da associação de funcionários de uma mesma empresa ou... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Conhecimentos Bancários - Instituições Financeiras - 05 - Cooperativas de Crédito - Parte 1: SAIBA MAIS