Áudio aula | 09 - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - Parte 2 | Conhecimentos Bancários | EmÁudio Concursos
Conhecimentos Bancários em Áudio: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - Parte Dois

Aí meu jovem turma querida, nossos concurseiros. Campeões, Gente, Começamos a falar do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, mas ainda temos muito o que conversar. Tá legal, Aumenta o som aí e vem comigo. Quero começar essa aula de hoje falando das formas de apoio. Presta atenção.

O cliente pode solicitar o financiamento diretamente ao BNDES, Apoio direto ou por meio de instituições financeiras credenciadas, apoio indireto nas chamadas operações de repasse, como estudamos o BNDES não tem agências na turma. Atua em parceria com uma rede de instituições financeiras credenciadas, chamadas de agentes financeiros que queiram ser parceiras e realizar a intermediação dos financiamentos para fazer com que seus recursos cheguem a todos os municípios do Brasil. É feito dessa forma.

Nas operações indiretas, a análise do financiamento é feita pelo agente financeiro que assume o risco de não pagamento da operação. Por isso, ele pode aceitar ou não o pedido de crédito. Ele também que negocia com o cliente as condições do financiamento, como o prazo de pagamento e garantias exigidas, respeitando algumas regras e limites pelo BNDES.

Agora, pessoal, Já os financiamentos diretos são realizados através do produto BNDES, finem ou alguns outros programas que atendem setores específicos da economia ou determinados tipos de investimentos. Nesse tipo de operação, é necessário apresentar o pedido ao BNDES por meio do roteiro de pedido de financiamento correspondente, documento em que são descritas as características básicas da empresa e do empreendimento para a análise do banco. Tá conseguindo me acompanhar aí beleza jovem posso continuar, Então vem comigo.

Nas operações indiretas, a taxa de juros final será composta pelo custo financeiro. Pela taxa do BNDES, que corresponde à remuneração do BNDES e a Taxa de Intermediação financeira e pela taxa do agente financeiro, ou seja, pessoal, a taxa de juros será igual ao custo financeiro multiplicado pela taxa BNDES multiplicada pela taxa do agente financeiro. Menos um opa. Isso aí é uma fórmula. Por isso, vou repetir pra você entender. Taxa de juros será igual ao custo financeiro multiplicada pela taxa do agente financeiro menos um.
Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Conhecimentos Bancários - Instituições Financeiras - 09 - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - Parte 2: SAIBA MAIS