Conhecimentos Bancários EmÁudio, Associações de Poupança e Empréstimo
Olá, jovem! Bora finalizar de uma vez por todas os nossos estudos sobre as instituições financeiras não bancárias ou não monetárias? Aumenta som aí e cola em mim.
Vou começar nossa aula falando das associações de poupança e empréstimo. Galera, a Associação de Poupança e Empréstimo (APE) é uma instituição sem fins lucrativos criada para facilitar aos associados a aquisição da casa própria e captar, incentivar e disseminar a poupança. Se assemelha muito com as sociedades de crédito imobiliário, sabia? Mas não se constituem como sociedade anônima, e sim como sociedade civil. Os depositantes da Associação de Poupança e Empréstimo tornam-se associados da instituição. Assim, são também acionistas e recebem dividendos referentes aos recursos obtidos por meio de juros e os demais excedentes financeiros. Portanto, a Associação de Poupança e Empréstimo não tem um dono, é uma associação com titularidade coletiva.
Suas operações ativas são basicamente direcionadas ao mercado imobiliário, inclusive ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Pessoal, já as operações passivas, além dos depósitos de poupança, são constituídas de: Anota aí : letras hipotecárias, repasses e refinanciamentos contraídos no país. Empréstimos e financiamentos contraídos no exterior e Letras de Crédito Imobiliário, Letra financeira e depósitos interfinanceiros.
Ao longo do tempo, estas instituições perderam representatividade no sistema financeiro e atualmente resta apenas a Poupex, única associação de Poupança e Empréstimo em pleno funcionamento gerida pela Fundação Habitacional do Exército (FHE).
Atenção em Mim. No geral, as associações de poupança e Empréstimo têm âmbito de atuação regional, porém a Poupex, que é a única associação de Poupança e empréstimo em pleno funcionamento, tem a particularidade de atuar em âmbito nacional. Tá bom? Muito tranquilo esse assunto. Hora de falar das agências de fomento.
As agências de fomento têm como objetivo principal financiar o capital fixo e de giro de empresas associadas a projetos no local em que a agência de fomento estiver sediada. Em outras palavras, turma, financiar o capital fixo e de giro para projetos locais. Então, esses projetos são definidos como empreendimentos que visem à ampliação ou manutenção da capacidade de produção de bens e serviços previstos em programas de desenvolvimento econômico e social da unidade de federação em que a de fomento tenha s... Ler mais