Auditoria EmÁudio: Materialidade na Execução de Auditoria
Estamos de volta e daremos continuidade ao estudo da materialidade, tratando agora deste conceito no processo de execução da auditoria.
Materialidade para a execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor inferiores ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo. Para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas, em conjunto, excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.
É complicado o conceito? Então, vamos entender. Funciona assim: Primeiramente, o auditor deve definir a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo, pois isso influenciará o usuário da informação. Em seguida, irá definir a materialidade para a execução daquela auditoria, que necessariamente deverá ser menor que a materialidade definida anteriormente como um todo.
Dessa forma, a materialidade para a execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas, em conjunto nas demonstrações contábei... Ler mais