Auditoria EmÁudio: Plano de Auditoria
Estamos de volta. Vamos continuar navegando pelo tema "Planejamento da auditoria". Vimos no áudio passado as regras sobre a estratégia global da auditoria, então agora vamos estudar sobre o chamado plano de auditoria.
Funciona assim: uma vez definida a estratégia global de auditoria, poderá ser desenvolvido o plano de auditoria para tratar dos diversos temas identificados na estratégia global, levando-se em conta a necessidade de atingir os objetivos da auditoria por meio do uso eficiente dos recursos do auditor.
O detalhe é que a definição da estratégia global de auditoria e o plano de auditoria detalhado não são necessariamente processos isolados ou sequenciais, mas eles estão intimamente relacionados, uma vez que as mudanças em um podem resultar em mudanças no outro.
O plano de auditoria é mais detalhado que a estratégia global de auditoria, visto que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho. Note que, enquanto a estratégia global trata de determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho, o plano de auditoria trata a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados. Guardem essa diferença para não confundir os dois conceitos, está bem?
O plano de auditoria deve incluir: 1 - a descrição da natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, 2 - a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação e 3 - outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.