Português EmÁudio: Concordância Verbal - Sujeito Simples - Parte 1
Olá!
Vamos logo dar início ao nosso conteúdo?
Então aumenta o som aí e vem comigo.
Vamos dar início aos estudos da concordância feita entre sujeito simples e verbo, o importante agora é acertar a pessoa e o número. Preste atenção na seguinte frase:
"Vossa senhoria preocupou-se com meu estado de saúde."
Este caso tem a ver com concordância com pronomes de tratamento, independentemente se o pronome de tratamento é de segunda pessoa, Vossa senhoria, Vossa excelência, Vossa santidade, etc. Ou de terceira pessoa, sua Senhoria, sua Excelência, sua Santidade, etc. A flexão verbal se dará sempre em terceira pessoa.
Às vezes o cara quer falar bonito e profere uma pérola do tipo: "vossa senhoria se preocupastes."
Cuidado jovem!
Agora preste atenção na próxima frase:
" O batalhão de soldados perfilou-se / perfilaram-se diante do comandante."
Bom, quando o núcleo do sujeito é um substantivo coletivo, "batalhão", o verbo concorda com este no singular. Porém, quando esse coletivo vier especificado, por exemplo, "soldados", o verbo pode concordar com este também, ficando assim no plural.
Resumindo, se o coletivo vier especificado, ou seja, se vierem explicitados os integrantes do coletivo, o verbo pode ficar no singular, concordando com o substantivo coletivo, ou ir para o plural, concordando com os integrantes do coletivo, núcleo do adjunto adnominal.
Tranquilo até aqui?
Então vamos continuar.
Preste atenção nesse exemplo agora:
"Mais de um político cumprimentaram-se."
Neste caso, trata-se da concordância com a expressão "mais de, menos de, cerca de, perto de, etc." Com essas expressões, o verbo concorda com o numeral que as acompanha. Escute só outro exemplo:
"Perto de cinco mil internautas assistiam à aula do professor José Maria."
O verbo "assistiam" está no plural para concordar com o número "cinco mil" que acompanha a expressão "pert... Ler mais