Contabilidade Geral EmÁudio: Passivo Exigível - Parte 3
E aí pessoal, turma amiga, queridos da contabilidade!
Gente, a ideia deste áudio é focarmos em alguns lançamentos contábeis relacionados aos passivos, tá bom? Para que você consiga se familiarizar com eles e possa resolver tranquilamente questões de concurso que tratem sobre o assunto. Tá, vamos lá?
Vamos começar por algo bem tranquilo, turma.
Imagine que tenhamos contratado um serviço de limpeza no valor de 1.000 reais, mas que o pagamento não seja à vista. Imagine que a empresa tenha dado um prazo de 60 dias para pagarmos, ok?
No nosso lançamento contábil, teremos um débito de uma despesa com serviços de limpeza, no valor de 1.000 reais e um crédito na conta "duplicatas a pagar" também no valor de 1.000 reais. Lembrando que essa conta "duplicatas a pagar" faz parte do nosso passivo. Tá bom?
Agora imagine que somos uma empresa que revende algum tipo de mercadoria. Igualmente podemos conseguir comprar mercadorias e obtermos um certo prazo para o pagamento das mesmas.
De forma simplificada, no caso dessa compra de mercadorias a prazo, a gente pode dizer que haverá um aumento no valor do nosso estoque e um aumento no valor do nosso passivo. Portanto, turma, debitaremos a conta de "Estoques" e creditaremos "Fornecedores", que é um passivo. Tranquilo, né?
É importante ressaltar que eu desconsiderei a existência de tributos recuperáveis para efeito desse último lançamento, ok?
Bola pra frente, vamos nessa!
A gente avança falando rapidinho sobre empréstimos e financiamentos agora, vem comigo!