Vendas e Negociações em Áudio, Formulação de Estratégia Matriz BCG e Matriz GE Parte Um
Bom dia, Boa tarde! Boa Noite. Que prazer ter você aqui e mais um em áudio preparado para mais conhecimento. Chegou a hora de aprendermos sobre duas ferramentas interessantíssimas que estão inseridas dentro da etapa de formulação de estratégia matriz BCG e matriz GE. Essas ferramentas são utilizadas para auxiliar nas decisões relacionadas ao portfólio de produtos.
Vamos entender o uso dessas ferramentas por meio de um exemplo. Imagina que eu e você montamos uma cafeteria bem bacana em um shopping. Além dos diferentes tipos de café, temos alguns lanches rápidos, pão de batata, pão de queijo misto e quente e, mais recentemente, incluímos a venda de cookies, apesar de termos uma boa noção do que vende mais pelo nosso controle de vendas. Estamos meio perdidos sobre qual produto devemos retirar do nosso cardápio, já que nosso espaço é pequeno e não temos como armazenar todos os insumos para esses lanches. Além disso, vimos que uma cafeteria em outro shopping está bombando com a venda de um milkshake de café.
Uma forma de tomarmos essa decisão é utilizando uma ferramenta de análise de portfólio. Apesar de exemplificar no nosso pequeno negócio, essas ferramentas também podem ser usadas por empresas gigantes como Coca-Cola, Ford, Fiat, Amazon, etc. Nesses casos, não estaremos tratando de apenas um item no cardápio, mas de unidades inteiras de negócio: fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento, canais de distribuição, etc. que podem ser vendidos readaptados para outras finalidades, caso não estejam provendo bons retornos para a empresa.
A ideia básica tanto na matriz BCG quanto na matriz de GE é traçar uma estratégia de alocação de recursos, ou seja, definir em quais produtos devo alocar mais recursos e quais simplesmente devo retirar do meu portfólio? Com essa ideia, vamos para o estudo individualizado de cada uma dessas ferramentas.
Agora, cola em mim que chegou a hora de entender o que é a tal da matriz BCG Jovem. A matriz BCG foi desenvolvida por uma empresa de consultoria denominada Boston Consulting Group (BCG), no final da década de sessenta e início da década de setenta. Essa consultoria passou vários anos estudando o porquê de algumas empresas darem tão certo e outras simplesmente fracassarem. Depois de muitos estudos de caso, Bruce Henderson, um dos caras da BCG, concluiu que de fato, parece haver regras para o que elas estão relacionadas ao impacto da experiência acumul... Ler mais
Bom dia, Boa tarde! Boa Noite. Que prazer ter você aqui e mais um em áudio preparado para mais conhecimento. Chegou a hora de aprendermos sobre duas ferramentas interessantíssimas que estão inseridas dentro da etapa de formulação de estratégia matriz BCG e matriz GE. Essas ferramentas são utilizadas para auxiliar nas decisões relacionadas ao portfólio de produtos.
Vamos entender o uso dessas ferramentas por meio de um exemplo. Imagina que eu e você montamos uma cafeteria bem bacana em um shopping. Além dos diferentes tipos de café, temos alguns lanches rápidos, pão de batata, pão de queijo misto e quente e, mais recentemente, incluímos a venda de cookies, apesar de termos uma boa noção do que vende mais pelo nosso controle de vendas. Estamos meio perdidos sobre qual produto devemos retirar do nosso cardápio, já que nosso espaço é pequeno e não temos como armazenar todos os insumos para esses lanches. Além disso, vimos que uma cafeteria em outro shopping está bombando com a venda de um milkshake de café.
Uma forma de tomarmos essa decisão é utilizando uma ferramenta de análise de portfólio. Apesar de exemplificar no nosso pequeno negócio, essas ferramentas também podem ser usadas por empresas gigantes como Coca-Cola, Ford, Fiat, Amazon, etc. Nesses casos, não estaremos tratando de apenas um item no cardápio, mas de unidades inteiras de negócio: fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento, canais de distribuição, etc. que podem ser vendidos readaptados para outras finalidades, caso não estejam provendo bons retornos para a empresa.
A ideia básica tanto na matriz BCG quanto na matriz de GE é traçar uma estratégia de alocação de recursos, ou seja, definir em quais produtos devo alocar mais recursos e quais simplesmente devo retirar do meu portfólio? Com essa ideia, vamos para o estudo individualizado de cada uma dessas ferramentas.
Agora, cola em mim que chegou a hora de entender o que é a tal da matriz BCG Jovem. A matriz BCG foi desenvolvida por uma empresa de consultoria denominada Boston Consulting Group (BCG), no final da década de sessenta e início da década de setenta. Essa consultoria passou vários anos estudando o porquê de algumas empresas darem tão certo e outras simplesmente fracassarem. Depois de muitos estudos de caso, Bruce Henderson, um dos caras da BCG, concluiu que de fato, parece haver regras para o que elas estão relacionadas ao impacto da experiência acumul... Ler mais