Áudio aula | 06 - Formulação de Estratégia: Matriz BCG e Matriz GE - Parte 2 | Venda e Negociação | EmÁudio Concursos
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Formulação de Estratégia Matriz BCG e Matriz GE

E aí? Meu povo, sem enrolação. Vamos continuar falando da famosa tabela da BCG. Aperte o play como já te falei. Essa tabela contém uma estrela, uma interrogação, uma vaca leiteira e um abacaxi ou um cachorro assustado, lembra.

Já conversamos sobre o elemento estrela, vamos para o próximo ponto de interrogação. Ponto de interrogação é criança, problema. São unidades de negócio que vivem sob incerteza. A empresa possui uma pequena fatia do mercado, porém o mercado está em forte expansão. Os pontos de interrogação dependem de fortes investimentos e produzem baixos retornos. Inicialmente podem se tornar estrelas, porém não existe certeza de que com o investimento a empresa consolidará essa unidade de negócio, posto que o próprio mercado pode ser temporário, por exemplo, tecnologia de DVD, ou mesmo porque outras empresas podem estar dispostas a investir pesadamente nesse mercado, o que dificultará a consolidação de uma posição dominante.

Outro elemento da tabela é a vaca leiteira. As vacas leiteiras são as unidades de negócio que estão consolidadas no mercado em uma posição privilegiada, porém o mercado já cresce de forma lenta. Essas unidades de negócio não demandam muitos investimentos e são essenciais por gerarem altos lucros e fluxos de caixa, os quais são necessários para financiar principalmente as unidades estrelas e alguns pontos de interrogação que a empresa avalie como estratégicos.

Por fim, o abacaxi ou o cachorro, já adianto que eu acho uma grande injustiça com o doguinho, mas na matriz BCG ele representa o pior cenário, um mercado que cresce muito pouco e que a empresa detém uma parcela insignificante. A recomendação da BCG para esses casos é sair do mercado.

Ao construir o modelo, os consultores perceberam que os produtos na maioria das vezes seguiam um certo ciclo de vida. Primeiro, nasciam como ponto de interrogação em novos mercados. Fase de introdução do mercado. Segundo, à medida que a empresa ia aumentando sua participação no mercado, fase de crescimento do mercado, os produtos tornavam-se estrelas. Com a maturidade, o crescimento do mercado diminuía, o que fazia com que aqueles produtos migrassem para vacas leiteiras. Por mudanças de hábitos de consumo, mudanças tecnológicas ou incapacidade gerencial, os mercados começam a diminuir até que se tornavam abacaxi, cachorro, fase de declínio do mercado.

Evidente que isso não é uma regra, mas pense como esse ciclo representa bem várias febres de consumo que tivemos: frozen iogurte, paletas mexicanas, foodtrucks, gourmetização, lan houses, etc. Temos sempre uma explosão de ... Ler mais

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