Vendas e Negociações em Áudio, Formulação de Estratégia, Cadeia de Valor
E aí, jovem tudo certo?
Bora aprender mais um pouquinho? Coloca um sorriso no rosto, foca e vamos juntos!
Michael Porter, no livro Vantagem Competitiva, criou um quadro de referência para diagnosticar como uma empresa pode implementar as estratégias genéricas. Um conceito central nessa implementação é o de vantagem competitiva. Vantagem competitiva corresponde à diferença de valor agregado que uma organização entrega para seus clientes em comparação a seus concorrentes.
Para ficar claro, imagine que uma empresa entrega ao seu cliente um valor adicional em relação às demais empresas. Mas professor, o que seria esse valor adicional de entrega? Isso depende muito do segmento.
Por exemplo, uma vantagem competitiva pode ser um professor que esquematiza todos os conceitos para facilitar o aprendizado, enquanto os concorrentes simplesmente jogam a matéria para os alunos.
No mercado de telefonia móvel, por exemplo, temos a Apple, que atribui a seus produtos um nível de status social, o que não é feito por demais marcas.
Logo, a força da marca da Apple é uma vantagem competitiva que Porter propõe. É um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva, ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui. Vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo.
Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação.
Para responder a essa pergunta, utilizamos um modelo denominado de Cadeia de Valor. Este modelo segrega as atividades em dois grupos: atividades de apoio ou secundárias e atividades primárias.
As atividades primárias são:
- Logística interna.
- Operações.
- Logística interna.
- Marketing e vendas.
- Serviço.
Logística interna são as atividades relacionadas ao recebimento, armazenamento e distribuição dos insumos. As operações são as atividades relacionadas ao processamento dos insumos no produto. Refere-se ao trabalho de produção, montagem e embalagem dos produtos.
Já a logística externa se refere desde o armazenamento de produtos acabados até a distribuição desses produtos para os compradores.
Assim, responsabiliza-se pelo processamento de pedidos, operações com veículo... Ler mais
E aí, jovem tudo certo?
Bora aprender mais um pouquinho? Coloca um sorriso no rosto, foca e vamos juntos!
Michael Porter, no livro Vantagem Competitiva, criou um quadro de referência para diagnosticar como uma empresa pode implementar as estratégias genéricas. Um conceito central nessa implementação é o de vantagem competitiva. Vantagem competitiva corresponde à diferença de valor agregado que uma organização entrega para seus clientes em comparação a seus concorrentes.
Para ficar claro, imagine que uma empresa entrega ao seu cliente um valor adicional em relação às demais empresas. Mas professor, o que seria esse valor adicional de entrega? Isso depende muito do segmento.
Por exemplo, uma vantagem competitiva pode ser um professor que esquematiza todos os conceitos para facilitar o aprendizado, enquanto os concorrentes simplesmente jogam a matéria para os alunos.
No mercado de telefonia móvel, por exemplo, temos a Apple, que atribui a seus produtos um nível de status social, o que não é feito por demais marcas.
Logo, a força da marca da Apple é uma vantagem competitiva que Porter propõe. É um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva, ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui. Vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo.
Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação.
Para responder a essa pergunta, utilizamos um modelo denominado de Cadeia de Valor. Este modelo segrega as atividades em dois grupos: atividades de apoio ou secundárias e atividades primárias.
As atividades primárias são:
- Logística interna.
- Operações.
- Logística interna.
- Marketing e vendas.
- Serviço.
Logística interna são as atividades relacionadas ao recebimento, armazenamento e distribuição dos insumos. As operações são as atividades relacionadas ao processamento dos insumos no produto. Refere-se ao trabalho de produção, montagem e embalagem dos produtos.
Já a logística externa se refere desde o armazenamento de produtos acabados até a distribuição desses produtos para os compradores.
Assim, responsabiliza-se pelo processamento de pedidos, operações com veículo... Ler mais