Resumo Em Áudio: Noções de Gestão Estratégica Parte Dois
Fala meu povo, sem enrolação. Bora continuar com o nosso resumão, aumenta o som aí!
Hora de falarmos da Matriz AMF. Matriz AMF é mais uma matriz utilizada no auxílio da formulação de estratégias, porém ela auxilia o gestor de uma forma diferente das ferramentas de análise de portfólio matriz BCG e MAG. E essa é bem tranquila, próximo assunto: Cadeia de valor, aqui jovem.
O que Porter propõe é um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva. Ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui? Vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo. Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. Cada uma destas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação.
Para responder a essa pergunta, utilizamos um modelo denominado de cadeia de valor. Posso continuar? Vamos falar rapidinho sobre as cinco forças de Pór.
Michael Porter, um dos maiores expoentes da administração estratégica, definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das organizações daquele setor. Dessa forma, segundo o Pór, é indispensável entender as interações que ocorrem nesse ambiente a partir da análise de cinco forças, comumente denominadas cinco forças de Pór. São elas: rivalidade no setor, barganha de fornecedores, barganha de clientes, ameaças de novos entrantes e ameaças de produtos substitutos.
Jovem, vamos passar agora para a revisão da operacionalização do acompanhamento e do controle da estratégia. Vamos começar pelo Balanced Scorecard.
A ideia do Balanced Scorecard é retirar o caráter subjetivo da missão e visão das Organizações Balance.... Ler mais
Fala meu povo, sem enrolação. Bora continuar com o nosso resumão, aumenta o som aí!
Hora de falarmos da Matriz AMF. Matriz AMF é mais uma matriz utilizada no auxílio da formulação de estratégias, porém ela auxilia o gestor de uma forma diferente das ferramentas de análise de portfólio matriz BCG e MAG. E essa é bem tranquila, próximo assunto: Cadeia de valor, aqui jovem.
O que Porter propõe é um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva. Ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui? Vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo. Ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. Cada uma destas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação.
Para responder a essa pergunta, utilizamos um modelo denominado de cadeia de valor. Posso continuar? Vamos falar rapidinho sobre as cinco forças de Pór.
Michael Porter, um dos maiores expoentes da administração estratégica, definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das organizações daquele setor. Dessa forma, segundo o Pór, é indispensável entender as interações que ocorrem nesse ambiente a partir da análise de cinco forças, comumente denominadas cinco forças de Pór. São elas: rivalidade no setor, barganha de fornecedores, barganha de clientes, ameaças de novos entrantes e ameaças de produtos substitutos.
Jovem, vamos passar agora para a revisão da operacionalização do acompanhamento e do controle da estratégia. Vamos começar pelo Balanced Scorecard.
A ideia do Balanced Scorecard é retirar o caráter subjetivo da missão e visão das Organizações Balance.... Ler mais