Vendas e Negociações em Áudio: Satisfação, Parte Um
Olá, tudo bem por aí? Animado para mais uma aula? Que bom! Neste áudio, vamos falar sobre a satisfação do cliente. Aumente o som aí e vem comigo.
Agora que já entendemos bem o conceito de clientes, fica fácil compreender como ocorre a interação entre o cliente e as empresas, ou seja, os chamados momentos da verdade, que são os momentos de contato da empresa com o cliente. Entender essa interação é entender como ocorre a satisfação. Vou te explicar. Satisfação é a relação entre o que o cliente percebeu do produto, que pode ser mercadoria ou serviço, e o que ele esperava. O cliente, ao se dirigir a uma empresa, possui a expectativa de atender a uma necessidade ou desejo. Se o produto recebido vem abaixo dessa expectativa, o cliente fica insatisfeito, concorda? Por outro lado, se o produto atende às expectativas, o cliente então fica satisfeito. Estando o produto acima das expectativas do cliente, teremos então um cliente muito satisfeito ou encantado. Beleza até aqui, jovem? Bom, então vamos continuar.
Quanto mais altas as expectativas do cliente em relação ao produto, mais difícil será satisfazê-lo. Por isso, a empresa gerencia também as expectativas dos seus clientes para que elas não sejam exageradamente altas. Imagine, por exemplo, uma campanha publicitária que afirme que determinada empresa irá revolucionar a forma como as pessoas se deslocam, que a empresa irá romper os limites de toda a indústria automobilística ao oferecer algo jamais visto antes. Concorda que é uma promessa muito forte? Concorda que as expectativas dos clientes serão altas ao chegar no dia do lançamento? A empresa apresenta um veículo dez vezes mais econômico que seus concorrentes. Produto por si só é dez vezes mais econômico. Porém, é muito provável que os clientes se sintam frustrados, pois as expectativas estavam nas alturas, ou seja, imaginavam algo mais inovador, que promove rupturas em uma tecnologia assim. Um carro econômico parece muito pouco. Pro... Ler mais
Olá, tudo bem por aí? Animado para mais uma aula? Que bom! Neste áudio, vamos falar sobre a satisfação do cliente. Aumente o som aí e vem comigo.
Agora que já entendemos bem o conceito de clientes, fica fácil compreender como ocorre a interação entre o cliente e as empresas, ou seja, os chamados momentos da verdade, que são os momentos de contato da empresa com o cliente. Entender essa interação é entender como ocorre a satisfação. Vou te explicar. Satisfação é a relação entre o que o cliente percebeu do produto, que pode ser mercadoria ou serviço, e o que ele esperava. O cliente, ao se dirigir a uma empresa, possui a expectativa de atender a uma necessidade ou desejo. Se o produto recebido vem abaixo dessa expectativa, o cliente fica insatisfeito, concorda? Por outro lado, se o produto atende às expectativas, o cliente então fica satisfeito. Estando o produto acima das expectativas do cliente, teremos então um cliente muito satisfeito ou encantado. Beleza até aqui, jovem? Bom, então vamos continuar.
Quanto mais altas as expectativas do cliente em relação ao produto, mais difícil será satisfazê-lo. Por isso, a empresa gerencia também as expectativas dos seus clientes para que elas não sejam exageradamente altas. Imagine, por exemplo, uma campanha publicitária que afirme que determinada empresa irá revolucionar a forma como as pessoas se deslocam, que a empresa irá romper os limites de toda a indústria automobilística ao oferecer algo jamais visto antes. Concorda que é uma promessa muito forte? Concorda que as expectativas dos clientes serão altas ao chegar no dia do lançamento? A empresa apresenta um veículo dez vezes mais econômico que seus concorrentes. Produto por si só é dez vezes mais econômico. Porém, é muito provável que os clientes se sintam frustrados, pois as expectativas estavam nas alturas, ou seja, imaginavam algo mais inovador, que promove rupturas em uma tecnologia assim. Um carro econômico parece muito pouco. Pro... Ler mais