Vendas e Negociações EmÁudio: Marketing de Relacionamento e Retenção de Clientes - Parte Um
Olá, que bom tê-lo aqui comigo! Mais uma vez vamos iniciar nosso estudo de marketing de relacionamento e retenção de clientes, então aumente o som aí e vem comigo.
Satisfazer o cliente é muito importante, porém não é o suficiente. As empresas, para perdurarem ao longo do tempo, precisam desenvolver relações de longo prazo com seus clientes, a fidelização e assim, a satisfação de um cliente durante uma venda é apenas o primeiro passo para construir essa relação duradoura.
A fidelização constitui um compromisso profundo que um cliente adota de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviço no futuro, apesar de influências, situações e esforços de marketing. Cliente fiel é, por exemplo, aquele que aceita se deslocar mais três quilômetros para ir a um restaurante específico, ou aquele que recomenda sempre o mesmo produto na roda de amigos.
Esse processo de fidelização depende, em grande medida, de um esforço da empresa de criar, desenvolver e manter um relacionamento com clientes efetivos e clientes potenciais por meio do chamado marketing de relacionamento ou Ship Management, CRM. Tranquilo até aqui? Que bom, continuemos.
Os autores Philip Cotler e Kevin Land Keller, em dois mil e doze, disseram que o marketing de relacionamento tem como objetivo construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com seus componentes chave, a fim de conquistar ou manter negócios com eles.
O Marketing de relacionamento, o objetivo criar por meio da tecnologia e que dispõe de um bom canal de comunicação com os clientes. Afinal, trata-se de um relacionamento, logo pressupõe reciprocidade.
O cliente torna-se fiel à medida que se sente satisfeito com o produto, sente-se ouvido, respeitado e de fato importante para a empresa. Muito além do discur... Ler mais