Áudio aula | 11 - Marketing de Relacionamento e Retenção de Clientes - Parte 2 | Venda e Negociação | EmÁudio Concursos
Vendas e Negociações em Áudio: Marketing de Relacionamento e Retenção de Clientes.

Parte dois

Olá jovem! Tudo bem com você? Espero que sim, vamos continuar nossos estudos sobre marketing de relacionamento e retenção de clientes. Aumente o som e venha comigo.

Agora que já temos uma boa noção do contexto no qual está inserido o marketing de relacionamento, já podemos conceituá-lo. Vou citar os conceitos apresentados por autores prestigiados pelas bancas organizadoras. Preste atenção.

De acordo com o autor Roberto Madruga, em dois mil dezoito, o marketing de relacionamento significa atrair, alçar e intensificar o relacionamento com clientes finais, clientes intermediários, fornecedores, parceiros e demais stakeholders através de uma visão de longo prazo, na qual há benefícios mútuos. Segundo ele, o marketing de relacionamento privilegia a interação com os stakeholders, com o objetivo de desenvolver especialmente para eles um conjunto de valores que os levarão à satisfação e longevidade do seu relacionamento com a empresa e constante recompra.

Já o autor Luiz Cláudio Zanoni, em dois mil sete, diz que o marketing de relacionamento é uma ferramenta que busca criar valor pela intimidade ou maior proximidade com o cliente, tornando a oferta adequada, de modo que ele prefira manter-se fiel à empresa a arriscar um novo relacionamento comercial. Podemos entender com isso que a empresa passa a conhecer o cliente profundamente, tornando desinteressante para ele a busca de novos fornecedores. Dessa forma, o cliente reduz voluntariamente suas opções de fornecedores, fique tranquilo e mantenha a atenção aqui comigo.

Os autores Philip Kotler e Kevin Lane Keller, em dois mil e dezesseis, ressaltaram que o marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios, com partes chave, os clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing, a fim de conquistar ou manter negócios com eles. Ele constrói fortes ligaç... Ler mais

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