Vendas e Negociações EmÁudio: Marketing de Relacionamento e Retenção de Clientes - Parte Dois
Olá, jovem! Tudo bem com você? Espero que sim. Vamos continuar nossos estudos sobre marketing de relacionamento e retenção de clientes. Aumente o som e venha comigo.
Agora que já temos uma boa noção do contexto no qual está inserido o marketing de relacionamento, já podemos conceituá-lo. Vou citar os conceitos apresentados por autores prestigiados pelas bancas organizadoras. Preste atenção.
De acordo com o autor Roberto Madruga, em dois mil e dezoito, o marketing de relacionamento significa atrair, alçar e intensificar o relacionamento com clientes finais, clientes intermediários, fornecedores, parceiros e demais stakeholders através de uma visão de longo prazo, na qual há benefícios mútuos.
Segundo ele, o marketing de relacionamento privilegia a interação com os stakeholders, com o objetivo de desenvolver especialmente para eles um conjunto de valores que os levarão à satisfação e longevidade do seu relacionamento com a empresa e constante recompra.
Já o autor Luiz Cláudio Zanoni, em dois mil e dezessete, diz que o marketing de relacionamento é uma ferramenta que busca criar valor pela intimidade ou maior proximidade com o cliente, tornando a oferta adequada, de modo que ele prefira manter-se fiel à empresa a arriscar um novo relacionamento comercial.
O que podemos entender com isso? Que a empresa passa a conhecer o cliente profundamente, tornando desinteressante para ele a busca de novos fornecedores. Dessa forma, o cliente reduz voluntariamente suas opções de fornecedores. Fique tranquilo e mantenha a atenção aqui comigo.
Os autores Philip Kotler e Kevin Lane Keller, em dois mil e dezesseis ressaltaram que o marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios, com partes chave, os clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing, a fim de conquistar ou manter negócios com eles.
Ele constrói fortes ligações econômicas, técn... Ler mais