Áudio aula | 02 - DDL E DML: Criação de tabelas e inserção de dados | Tecnologia da Informação | EmÁudio Concursos

Tecnologia da Informação EmÁudio: DDL e DML: Criação de Tabelas e Inserção de Dados

Fala pessoal, tudo bem? Hora de aprender sobre os comandos DDL e DML. Vem comigo!

Antes de tudo, vamos fazer uma breve introdução aos comandos DDL e DML, que podem ser cobrados de forma direta ou indireta na sua prova, tá beleza?

Para começar, sabemos que a linguagem SQL é capaz de criar objetos no banco de dados. Essa manipulação de objetos é feita através dos comandos da linguagem de definição de dados, DDL.

Em um banco de dados relacional, como você já sabe, os dados estão armazenados em tabelas e essas tabelas estão relacionadas entre si.

Já me deparei com várias questões em que o examinador, no lugar de mostrar a você um modelo lógico, ilustrado, com as tabelas lindamente representadas, te dá somente os comandos SQL que foram utilizados para criar a tabela da qual você vai extrair os dados.

Então, mesmo que seu objetivo seja somente aprender como se extrai os dados das tabelas do banco de dados, fique bem ligado nesta sessão.

Por isso, precisamos apresentar primeiramente o comando DDL CREATE TABLE.

Imagine uma tabela chamada Funcionário, que contém os dados a respeito dos funcionários de uma empresa. O comando CREATE TABLE, como o nome em inglês já indica, é o comando que cria uma tabela. Logo em seguida desse comando, colocamos o nome da tabela no nosso exemplo Funcionário. Até aí tudo tranquilo, né?

Entre parênteses, logo após o nome da tabela, vamos ter a lista de atributos, separados por vírgula, que vão compor a tabela. Cada definição de atributo funciona da seguinte maneira: Nome do atributo, nome. Tipo de dado do atributo, varchar. Tamanho máximo do dado, 14, por exemplo. Atributo pode ou não assumir valor NULL, NOT NULL.

Então vamos lá. Perceba que no nosso exemplo que acabei de citar, temos a definição do atributo chamado NOME, que assume o tipo de dados VARCHAR. Uma cadeia de caracteres, né? Que juntos podem formar uma palavra. De tamanho máximo 14, e cuja presença é obrigatória no registro. Ou seja, não é possível inserir um registro nessa tabela com o valor NULL no lugar do nome. Tudo certo até aqui? Muito bem.

Por fim, ao lado da definição do atributo ID Funcionário, colocamos a expressão PRIMARY KEY. Como você já deve suspeitar, isso indica que aquele atributo é a chave primária da nossa tabela.

No nosso exemplo, temos uma chave simples substituta ID Funcionário. Se esse não fosse o caso, e quiséssemos definir uma chave primária em múltiplas outras colunas, com algum significado inerente, precisaríamos adotar uma outra sintaxe. E aqui, eu te aconselho a pegar o material escrito para dar uma olhadinha e entender melhor. Beleza? Pegou? Posso continuar? Vamos lá.

Quando a linha começa com CONSTRAINT, indica que está sendo criada uma restrição, não um novo atributo. Em seguida, é definido o nome dessa restrição, no nosso caso, PK UNDERLINE Funcionário. Logo após, é definido o tipo da restrição que estamos criando, que é uma chave primária ou PRIMARY KEY.

Por fim, turma, ao abrir os parênteses, estamos dizendo que a chave primária é composta pelos atributos a seguir, ou seja, NOME, DATA UNDERLINE Nascimento e DATA UNDERLINE Contratação.

Para que esses atributos possam compor uma chave primária, o projeto desse modelo hipotético deve ter indicado que o conjunto dos valores desses atributos não se repete ao longo da tabela, claro. Pronto, já sabemos os básicos a respeito da criação de tabelas.

A criação de views, funções, stored procedures e outros objetos de bancos de dados também acontece através do comando CREATE. Contudo, como este é um curso de nível básico, não faz sentido abordarmos esses assuntos agora.

Além do comando CREATE, temos os comandos DML DROP, REMOVE OBJETOS, ALTER, altera a estrutura de um objeto, e TRUNCATE TABLE, remove todos os registros da tabela de uma vez.

O TRUNCATE TABLE, por remover registros de uma tabela, às vezes é confundido com a linguagem DML. Não vale a pena explicar o porquê a... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Tecnologia da Informação - Linguagem SQL2008 - Parte 1 - 02 - DDL E DML: Criação de tabelas e inserção de dados: SAIBA MAIS