Tecnologia da Informação EmÁudio: DQL: Linguagem de Consulta - Parte Um
Olá, jovem! Tudo certinho? Bem vindo! Tá? Bora aprender mais um pouquinho. Som na caixa.
Bateremos um papo agora sobre a linguagem de consulta a DQL. Já ouviu falar dela? Eu te apresento.
Gente, tendo visto como são criadas e populadas as tabelas podemos agora nos dedicar a falar sobre as consultas realizadas para extrair os dados delas. Para extrair os dados de uma ou mais tabelas primeiro especificamos quais colunas ou atributos queremos ver. Nós podemos fazer isso através do comando SELECT.
Se queremos consultar todas as colunas envolvidas na consulta, simplesmente colocamos um asterisco no lugar dos nomes das colunas. Para especificar a tabela de onde vamos tirar os dados, utilizamos o termo FROM ou DE em inglês.
Traduzindo a consulta para o bom português, turma, estamos pedindo ao banco de dados o seguinte: me retorne os valores de todos os atributos para todos os registros da tabela Funcionário. Lembra da nossa tabela Funcionário, né? Beleza. Tenha ela sempre em mente ao longo dos nossos áudios. Tá bom?
Se os demais atributos não nos interessam e quisermos saber simplesmente os nomes e sobrenomes de todos os funcionários da empresa podemos fazer o nosso pedido ao banco de dados especificando após o comando SELECT as colunas desejadas. Assim, dessa forma, aprendemos a limitar o escopo d... Ler mais