Tecnologia da Informação EmÁudio: Operações Aritméticas
E aí galera? Todo mundo animado para aprovação? Que bom! Tudo certo, né? Oh, precisamos bater um papo sobre as operações aritméticas. Isso mesmo. Está preparado? Aumenta esse som aí e vamos juntos.
Gente, dentro do SELECT podemos realizar inúmeras operações sobre os valores dos atributos. Não precisamos simplesmente trazê-los em seus valores originais, tá? Vamos a um exemplo.
É possível manipular o valor do salário de um funcionário de diferentes maneiras. Ouça o registro a seguir da tabela Salário que fizemos para você.
Suponha que um funcionário está tendo um ótimo desempenho na empresa. Por isso, seu chefe está considerando recompensar financeiramente o seu esforço. Olha que legal. Mas a empresa está num momento financeiro difícil e precisa avaliar com bastante cuidado para não dar um aumento que não pode pagar.
Assim, o chefe precisa avaliar as seguintes possibilidades. Ouve aí.
Número um: Dar um bônus anual de dois mil reais ao funcionário. Número dois: Aumentar o salário do funcionário em quatro por cento. Ou número três: Dar dois bônus semestrais de dois vírgula cinco por cento do salário. Quer dizer, ao invés de utilizar a calculadora, o chefe pode simplesmente fazer uma simulação na base de dados utilizando operadores aritméticos em uma consulta SQL.
As operações aritméticas são processadas de acordo com as equações matemáticas. As multiplicações e divisões são realizadas primeiro antes das somas e subtrações. Assim como nas equações e nos operadores lógicos da própria linguagem SQL podem ser usados parênteses para alterar a ordem de precedência das operações, entendeu?
Além dos operadores de soma (o símbolo de adição), e daquele sinal de mais, sabe? E multiplicação (o asterisco), podem ser usados os operadores de divisão (representado por uma barra inclinada) e subtração (o sinalzinho de meno... Ler mais