Tecnologia da Informação EmÁudio: Resumão Emáudio sobre Linguagem SQL 2008 - Parte um
Fala, galera! Bora revisar os principais pontos desse módulo? Aperta o play aí e vem comigo. Chega mais.
Jovem, lembra que eu te falei bem lá no iniciozinho da nossa aula de SQL que é uma linguagem padronizada? Pois é, isso quer dizer que existe um documento formal registrado na ANSI, uma organização americana análoga à ABNT, que indica quais são os comandos da linguagem.
É uma linguagem padronizada para manipular e acessar estruturas e dados de SGB relacionais com vários dialetos diferentes, variações da linguagem por SGB. Além disso, é uma linguagem declarativa, quer dizer, as consultas descrevem os resultados esperados, não os procedimentos internos que levam a eles.
Em geral, turma, comandos podem ser escritos em letra maiúscula ou minúscula, com ou sem espaços e em múltiplas linhas, sem que sejam invalidados. Comandos são delimitados por ponto e vírgula ao final, tá lembrado?
A linguagem SQL se subdivide em várias linguagens, de acordo com o propósito dos comandos. Se liga aí que para você lembrar, eu vou falar algumas para você. Presta atenção.
DDL: Linguagem de Definição de Dados. Esses comandos possibilitam a manipulação de objetos do banco de dados, por exemplo, a criação, alteração e remoção de tabelas que contêm dados.
DML: Linguagem de Manipulação de Dados. Esses comandos interagem com os dados nas tabelas, através dos comandos você pode inserir, remover ou atualizar registros nas relações.
DQL: Linguagem de Consulta. Esse conjunto de comandos nos permite extrair os dados do banco de dados de diferentes maneiras para realizar as mais diversas análises.
DTL: Linguagem de Transação. Esse... Ler mais