Áudio aula | 04 - Planejamento de Vendas em Nível Organizacional. Análise do Mercado – Parte 1 | Venda e Negociação | EmÁudio Concursos
Vendas e Negociações em Áudio: Planejamento de Vendas em Nível Organizacional, Análise do Mercado Parte Um

Olá! Que bom saber que você está aqui.

No último áudio, falei sobre o planejamento de vendas em nível organizacional. Entretanto, deixei para aprofundar agora os momentos desse planejamento na ótica condensada dos três autores de referência para as bancas organizadoras. São eles Professor Idalberto Chiavenato, Professor Alexandre Las Casas e Professor Júlio Moreira.

Então, vamos lá.

O primeiro momento do planejamento de vendas se chama Análise de Mercado. Ela consiste em um processo contínuo de conhecer o cenário no qual serão desenvolvidas as operações de vendas. Normalmente, esse processo é feito por meio de notícias, relatórios produzidos por consultorias, revistas especializadas, ou seja, por meio de informações secundárias, informações que não foram produzidas pela própria empresa.

Caramba, professor, você está falando das pesquisas de mercado, certo?

Isso mesmo. As pesquisas de mercado são uma atividade realizada de forma pontual, não é contínua, na qual a empresa coleta informações primárias em um trabalho especificado e para entrevistar ou questionar uma amostra de pessoas que se pretende pesquisar.

Observa que os conceitos de análise do mercado e pesquisa de mercado são diferentes. Pesquisa de mercado é uma forma de obter informações que auxiliarão na análise do mercado. Já a análise de mercado permite que os profissionais de venda identifiquem o potencial de mercado, ou seja, identifiquem a capacidade que um mercado de determinada área geográfica ou setor da economia possui de absorver uma quantidade de vendas de um produto ou serviço em determinado momento.

Para facilitar, vou falar alguns exemplos que vão te ajudar demais a não esquecer a importância da análise de mercado presta atenção primeiro.

Como você acha que se escolhe onde instalar uma agência bancária para responder a essa pergunta? Podemos fazer uma análise do mercado bancário tentar buscar lugares, uma área geográfica nos quais exista um potencial de mercado, ou seja, uma demanda necessária por serviços bancários.

Para fazer essa análise, vou precisar obter informações, sendo que uma das formas de obter informações é por meio de pesquisas de mercado.

Segundo, além de ser útil para analisar o potencial de mercado, a análise de mercado pode ser utilizada também para identificação de verdadeiras lacunas de mercado, ou seja, setores que ainda não foram ocupados por ninguém. Essa é a chamada estratégia do oceano Azul, mas professor, como fazer uma análise de mercado. Se não existir um mercado ainda, como atender uma demanda latente, um público que possui um tipo de necessidade incomum, mas que não tem essa necessidade atendida por nenhum tipo de produto ou serviço aluno.

Encontrar essas lacunas no mercado é o que chamamos de estratégia do oceano azul. Como já dito, normalmente essas lacunas surgem a partir de uma inovação ou por meio da popularização de uma tecnologia.

Observe no início dos anos dois mil já existia concurso público. As pessoas já se preparavam para concursos públicos, sim, mas como a internet era muito incipiente e muito cara também a preparação para concursos consistia em comprar vários e vários livros que não eram especializados em concursos, procurar apostilas na de revista. E se você tivesse a sorte de morar em um grande centro, conseguiria fazer alguns cursinhos preparatórios presencia... Ler mais

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