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Vendas e Negociações em Áudio
Planejamento de Vendas em Nível Organizacional

Previsão de Vendas

Olá, vamos continuar com o planejamento de vendas em nível organizacional. Vamos falar agora sobre a previsão de vendas como o segundo momento do planejamento de vendas na ótica condensada dos três autores de referência para as bancas organizadoras. São eles Professor Adalberto Chiavenato, Professor Alexandre Lascas e Professor Júlio Moreira.

Então vamos lá. A previsão de vendas consiste em uma avaliação para estimar o nível esperado de vendas da empresa em determinado período. Essa avaliação deve considerar as diversas influências e fatores que podem impactar no volume de vendas. Essa previsão é importante para direcionar a produção de acordo com as necessidades do mercado professor. Então a previsão é uma espécie de exercício de futurismo. Não jovem. É tudo ciência. O que se faz é uma estimativa baseada em diversas fontes de dados. Por isso, o professor Kia Veto cita alguns fatores a serem considerados na previsão. São eles o número de vendas passadas, as informações sobre tendências do mercado, a capacidade de produção, as capacidades de vendas, dentre outros.

Assim, para organizar todos esses fatores e influências, as empresas normalmente seguem um procedimento contendo três etapas. Projeção macroeconômica consiste na análise ampla da economia, verificando o nível de emprego, a taxa de inflação do país, as perspectivas sobre o PIB, dentre outros. Projeção setorial considerada a partir do cenário macroeconômico, traz para o setor de atuação da empresa a influência desses fatores aqui que refletimos como o alto nível de desemprego vai afetar meu segmento de venda de eletrodomésticos, como a alta do dólar vai aumentar os custos de importação dos insumos do meu setor e C previsão de vendas que ocorre quando efetivamente se traz todas as influências macroeconômicas e setoriais para a realidade da empresa para estimar como será o volume de vendas.

Então, professor, Se a previsão de vendas for acima da demanda, a empresa produzirá mais do que o necessário e os produtos ficarão parados no estoque, gerando custos de armazenamento. Isso, sim, exato. Se por outro lado, a previsão de vendas for abaixo da demanda, ocorrerá uma escassez do produto e assim a empresa perderá muitas vendas, fazendo com que o cliente vá comprar no concorrente.

Parece difícil, mas vamos falar de uma questão de prova pronto. Entã... Ler mais

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