Vendas e Negociações em Áudio: Motivação de Vendedores
Olá querido aluno! Hoje vamos falar sobre a motivação de vendedores, que integra o tema do planejamento de vendas em nível individual.
A motivação dos vendedores compreende uma teoria muito interessante por fugir do senso comum que costuma surpreender muitos candidatos. Lembra que falamos que remuneração variável exerce um forte impacto na motivação dos vendedores? Então essa teoria não chega a contrariar, mas ela discorda dessa visão econômica do empregado. Vamos entendê-la. Frederick Herzberg criou a teoria dos dois fatores ou teoria Bifano, propondo que salários, políticas da empresa, condições de trabalho, clima de trabalho. Nada disso seria um fator motivacional, mas apenas fatores higiênicos. Oi? Que fator higiênico esse salário não motiva? O que poderia motivar? Calma que dentro da teoria dos dois fatores como fatores motivacionais, aspectos relacionados ao mais alto nível de autorrealização do indivíduo, tais como o reconhecimento, a possibilidade de crescimento pessoal, o conteúdo, atribuições do trabalho e o exercício da responsabilidade, a motivação ocorrerá apenas se estiverem presentes. Alguns desses fatores, mas professor. E se eles não estiverem presentes, teremos errado, teremos neutralidade. Ou seja, a ausência de fatores motivacionais não gera desmotivação, gera apenas uma indiferença pelo empregado. Por outro lado, aspectos como salários, condições de trabalho, estilo de supervisão, segurança, relacionamentos pessoais no trabalho e políticas da empresa seriam fatores higiênicos. Os fatores higiênicos são aqueles que, se com a insatisfação no trabalho quando ausentes, geram insatisfação. Porém, caso estejam presentes, não geram motivação.
Sintetizando, quando presente o fator motivacional, teremos motivação. Quando presente o fator higiênico teremos neutralidade. Por outro lado, quando ausente o fator motivacional, teremos a neutralidade. Quando ausente o fator higiênico teremos desmotivação. Percebeu fácil para te ajudar a fixar. Vou citar uma questão que caiu em prova: Motivação no ambiente corporativo vem sendo estudada sob dois diferentes aspectos, redundando nas teorias de conteúdo que buscam identificar quais fatores de motivação e nas teorias de processo que objetivam a expli... Ler mais
Olá querido aluno! Hoje vamos falar sobre a motivação de vendedores, que integra o tema do planejamento de vendas em nível individual.
A motivação dos vendedores compreende uma teoria muito interessante por fugir do senso comum que costuma surpreender muitos candidatos. Lembra que falamos que remuneração variável exerce um forte impacto na motivação dos vendedores? Então essa teoria não chega a contrariar, mas ela discorda dessa visão econômica do empregado. Vamos entendê-la. Frederick Herzberg criou a teoria dos dois fatores ou teoria Bifano, propondo que salários, políticas da empresa, condições de trabalho, clima de trabalho. Nada disso seria um fator motivacional, mas apenas fatores higiênicos. Oi? Que fator higiênico esse salário não motiva? O que poderia motivar? Calma que dentro da teoria dos dois fatores como fatores motivacionais, aspectos relacionados ao mais alto nível de autorrealização do indivíduo, tais como o reconhecimento, a possibilidade de crescimento pessoal, o conteúdo, atribuições do trabalho e o exercício da responsabilidade, a motivação ocorrerá apenas se estiverem presentes. Alguns desses fatores, mas professor. E se eles não estiverem presentes, teremos errado, teremos neutralidade. Ou seja, a ausência de fatores motivacionais não gera desmotivação, gera apenas uma indiferença pelo empregado. Por outro lado, aspectos como salários, condições de trabalho, estilo de supervisão, segurança, relacionamentos pessoais no trabalho e políticas da empresa seriam fatores higiênicos. Os fatores higiênicos são aqueles que, se com a insatisfação no trabalho quando ausentes, geram insatisfação. Porém, caso estejam presentes, não geram motivação.
Sintetizando, quando presente o fator motivacional, teremos motivação. Quando presente o fator higiênico teremos neutralidade. Por outro lado, quando ausente o fator motivacional, teremos a neutralidade. Quando ausente o fator higiênico teremos desmotivação. Percebeu fácil para te ajudar a fixar. Vou citar uma questão que caiu em prova: Motivação no ambiente corporativo vem sendo estudada sob dois diferentes aspectos, redundando nas teorias de conteúdo que buscam identificar quais fatores de motivação e nas teorias de processo que objetivam a expli... Ler mais