Vendas e Negociações em Áudio
Resumo em áudio sobre técnicas de vendas.
Parte um
Olá, tudo bem com você? Preparado para relembrar os pontos mais importantes de vendas e negociações que estudamos no Módulo três? Opa, então vamos lá!
Como já falamos, as atividades exercidas no âmbito da administração de vendas no nível organizacional podem ser divididas entre as seguintes funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle. Mas professor, como cada uma dessas funções administrativas podem ser conceituadas? Planejamento consiste em definir objetivos e meios para atingir esse objetivo. Já a organização é a função que consiste em distribuir tarefas, alocar recursos e definir responsabilidades. Na direção, temos a função administrativa que se refere ao processo de conduzir as pessoas rumo aos objetivos definidos no planejamento. Entendi professor. Então é na função administrativa de direção que encaixamos os aspectos de liderança, motivação e comunicação.
Exatamente aluno, bingo! Resta a última função administrativa, o controle, onde se verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado. Observa que essas funções atuam de forma integrada, compondo o chamado processo administrativo ou ciclo administrativo, significando que atividades realizadas em uma função administrativa influenciam na outra.
Caramba, Professor, deixa ver se eu captei a vossa mensagem. Se uma função administrativa influencia a outra, é possível identificar problemas durante a função de controle que influenciarão nos próximos planejamentos, o que, por consequência, pode influenciar a forma como é feita a distribuição de tarefas. Isso perfeito. Você percebeu claramente? A ideia de integração que existe entre as funções administrativas? Não esquece que um ponto importante é que, apesar de similares, as áreas de marketing e de vendas não se confundem. Marketing corresponde a um processo social mais amplo, o qual se preocupa com a criação, oferta e troca de produtos e valores. Já as vendas, por outro lado, atuam como uma ferramenta de comunicação integrada do marketing, sendo o vendedor um elo de comunicação entre a empresa e os clientes.
Sobre o planejamento de vendas. Relembre que é a primeira etapa dentro do processo administrativo de vendas. Esse planejamento é essencial para a empresa e se relaciona com todos os níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. Durante o planejamento de vendas ocorrem duas atividades fundamentais: a análise de mercado e a previsão de vendas. Na análise de mercado, busca-se avaliar aspectos como potencial de mercado, lacunas a serem preenchidas pela empresa, estratégia do Oceano Azul e informações sobre o público-alvo. Para realizar essas atividades, é frequente o uso de uma ferramenta denominada de matriz SWAT. A matriz SWAT propõe para a organização, a partir de uma análise combinada de fatores internos (forças e fraquezas) e fatores externos à organização (oportunidades e ameaças).
Nem sempre a organização possui acesso a todos os dados necessários para realizar a análise de mercado, podendo optar por coletá-los diretamente por meio de uma pesquisa de mercado. E a pesquisa de mercado, lembra? Pesquisa de mercado é uma atividade realizada de forma pontual. Ela não é contínua e se destina a coletar informações primárias em um trabalho específico e organizado a partir de uma amostra de pessoas do grupo do qual se pretende pesquisar. Por coletar dados diretamente da fonte, dados por cliente e por ser produzida pela própria empresa. Disse que a pesquisa de mercado gera dados primários, ao passo que relatórios, pesquisas e revistas de outras empresas são considerados dad... Ler mais
Resumo em áudio sobre técnicas de vendas.
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Olá, tudo bem com você? Preparado para relembrar os pontos mais importantes de vendas e negociações que estudamos no Módulo três? Opa, então vamos lá!
Como já falamos, as atividades exercidas no âmbito da administração de vendas no nível organizacional podem ser divididas entre as seguintes funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle. Mas professor, como cada uma dessas funções administrativas podem ser conceituadas? Planejamento consiste em definir objetivos e meios para atingir esse objetivo. Já a organização é a função que consiste em distribuir tarefas, alocar recursos e definir responsabilidades. Na direção, temos a função administrativa que se refere ao processo de conduzir as pessoas rumo aos objetivos definidos no planejamento. Entendi professor. Então é na função administrativa de direção que encaixamos os aspectos de liderança, motivação e comunicação.
Exatamente aluno, bingo! Resta a última função administrativa, o controle, onde se verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado. Observa que essas funções atuam de forma integrada, compondo o chamado processo administrativo ou ciclo administrativo, significando que atividades realizadas em uma função administrativa influenciam na outra.
Caramba, Professor, deixa ver se eu captei a vossa mensagem. Se uma função administrativa influencia a outra, é possível identificar problemas durante a função de controle que influenciarão nos próximos planejamentos, o que, por consequência, pode influenciar a forma como é feita a distribuição de tarefas. Isso perfeito. Você percebeu claramente? A ideia de integração que existe entre as funções administrativas? Não esquece que um ponto importante é que, apesar de similares, as áreas de marketing e de vendas não se confundem. Marketing corresponde a um processo social mais amplo, o qual se preocupa com a criação, oferta e troca de produtos e valores. Já as vendas, por outro lado, atuam como uma ferramenta de comunicação integrada do marketing, sendo o vendedor um elo de comunicação entre a empresa e os clientes.
Sobre o planejamento de vendas. Relembre que é a primeira etapa dentro do processo administrativo de vendas. Esse planejamento é essencial para a empresa e se relaciona com todos os níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. Durante o planejamento de vendas ocorrem duas atividades fundamentais: a análise de mercado e a previsão de vendas. Na análise de mercado, busca-se avaliar aspectos como potencial de mercado, lacunas a serem preenchidas pela empresa, estratégia do Oceano Azul e informações sobre o público-alvo. Para realizar essas atividades, é frequente o uso de uma ferramenta denominada de matriz SWAT. A matriz SWAT propõe para a organização, a partir de uma análise combinada de fatores internos (forças e fraquezas) e fatores externos à organização (oportunidades e ameaças).
Nem sempre a organização possui acesso a todos os dados necessários para realizar a análise de mercado, podendo optar por coletá-los diretamente por meio de uma pesquisa de mercado. E a pesquisa de mercado, lembra? Pesquisa de mercado é uma atividade realizada de forma pontual. Ela não é contínua e se destina a coletar informações primárias em um trabalho específico e organizado a partir de uma amostra de pessoas do grupo do qual se pretende pesquisar. Por coletar dados diretamente da fonte, dados por cliente e por ser produzida pela própria empresa. Disse que a pesquisa de mercado gera dados primários, ao passo que relatórios, pesquisas e revistas de outras empresas são considerados dad... Ler mais