Auditoria EmÁudio: ISSAI 100 - Princípios Fundamentais da Auditoria no Setor Público - Parte 1
Fala meu povo, tudo certo?
Hora de falar da ISSAI 100, preparado?
Foque em mim.
A ISSAI 100 fornece informações detalhadas sobre o propósito e a aplicabilidade das ISSAI, contexto da auditoria no setor público, elementos de auditoria do setor público e sobre os princípios aplicáveis à auditoria do setor público, vamos por partes.
A ISSAI 100 estabelece princípios fundamentais que são aplicáveis a todos os trabalhos de auditoria do setor público, independentemente de sua forma ou contexto, servindo de base para as ISSAI 200, 300 e 400.
Esses princípios, de maneira alguma se sobrepõem às leis, aos regulamentos ou mandatos nacionais nem impedem as entidades fiscalizadoras superiores de realizar investigações, revisões ou outros trabalhos que não sejam especificamente cobertos pelas ISSAI existentes.
Formam o núcleo das Diretrizes Gerais de Auditoria no nível 4 do marco referencial das ISSAI, e podem ser usados para estabelecer normas oficiais de 3 formas:
- Como base sobre a qual as entidades fiscalizadoras superiores podem desenvolver normas próprias;
- Como base para a adoção de normas nacionais consistentes com esses princípios; e
- Como base para a adoção das diretrizes gerais de auditoria como normas oficiais.
Uma entidade fiscalizadora superior pode declarar que as normas por ela desenvolvidas ou adotadas são baseadas ou são consistentes com os princípios fundamentais de auditoria, apenas se essas normas cumprirem integralmente todos os princípios relevantes.
Ainda os relatórios de auditoria podem incluir uma referência ao fato de que as normas utilizadas são baseadas ou são consistentes com a ISSAI ou são relevantes para o trabalho de auditoria realizado.
Por exemplo, essa referência pode ser feita declarando se conduzimos nossa auditoria em conformidade com normas que são baseadas em, ou são consistentes com os princípios fundamentais de auditoria ISSAI 100-999 das normas internacionais das entidades fiscalizadoras superiores.
Deu para entender? Posso continuar?
Beleza.
Deixa eu contextualizar pra você a auditoria no setor público, preste atenção!
O ambiente da auditoria do setor público, é aquele no qual governos e outras entidades do setor público são responsáveis pelo uso de recursos provenientes de tributação e outras fontes para a prestação de serviços aos cidadãos e outros beneficiários.
Essas entidades devem prestar contas de sua gestão e desempenho, assim como do uso dos recursos tanto para aqueles que promovem os recursos como para aqueles que dependem dos serviços prestados com a utilização de tais recursos, incluindo os cidadãos.
A auditoria do setor público ajuda a criar condições apropriadas e a fortalecer a expectativa de que as entidades do setor público e os servidores públicos desempenharão suas atribuições de modo efetivo, eficiente, ético e em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis.
Pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidência, para determinar se a informação ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios estabelecidos. Dessa forma, a auditoria do setor público é essencial, pois fornece aos órgãos legislativos e de controle, bem como, aos responsáveis pela governança e ao público em geral, informações e avaliaçõe... Ler mais