Auditoria EmÁudio: ISSAI 100 - Princípios Fundamentais da Auditoria no Setor Público - Parte 2
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Beleza jovem?
Vamos continuar nossos estudos sobre as normas de auditoria, combinado?
Bora ser aprovado, meu povo. Foco, força e vamos juntos!
Hora de falar dos elementos de auditoria do setor público.
A auditoria do setor público é indispensável para a administração pública, uma vez que a gestão de recursos públicos é uma questão de confiança.
A responsabilidade pela gestão de recursos públicos, de acordo com as finalidades previstas, é confiada a uma entidade ou pessoa que atua em nome do público.
A auditoria do setor público aumenta a confiança dos usuários previstos, fornecendo informações e avaliações independentes e objetivas a respeito de desvios dos padrões aceitos ou dos princípios de boa governança.
Jovem, todas as auditorias do setor público contam com os mesmos elementos básicos:
O auditor, a parte responsável, os usuários previstos, as 3 partes da auditoria, os critérios para avaliar o objetivo e a informação resultante da avaliação do objeto.
Os trabalhos de auditoria no setor público podem ser classificados em 2 tipos diferentes:
Trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto. Se liga, hein!
A norma não deixou espaço para exceções, ou seja, todas as auditorias do setor público possuem esses elementos. Atenção na prova, grave isso!
São elementos básicos da auditoria do setor público: as 3 partes (o auditor, a parte responsável e os usuários previstos), os critérios e a informação.
Portanto, as auditorias do setor público envolvem pelo menos 3 partes distintas: o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos. Não esqueça!
A relação entre as partes deve ser vista, no contexto específico do ordenamento constitucional, para cada tipo de auditoria.
Na auditoria do setor público, o papel de auditor é desempenhado pelo titular da entidade fiscalizadora superior e pelas pessoas a quem é delegada a tarefa de conduzir auditorias. A responsabilidade geral pela auditoria do setor público é aquela definida no mandato da entidade fiscalizadora superior.
Tranquilo até aqui?
Jovem, além disso, na auditoria do setor público, as principais responsabilidades são determinadas pelo ordenamento constitucional ou legal.
As partes responsáveis podem ser responsáveis pela elaboração da informação sobre o objeto, pela gestão do objeto ou por atender recomendações acerca do objeto, e podem ser pessoas ou organizações.
Os usuários previstos são as pessoas, organizações ou grupos destas para quem o auditor elabora o relatório de auditoria. Os usuários previstos podem ser órgãos legislativos ou de controle responsáveis pela governança ou público em geral.
O objeto é a infor... Ler mais