Auditoria EmÁudio: ISSAI 100 - Princípios Fundamentais da Auditoria no Setor Público - Parte 4
E aí jovem, beleza?
Sem enrolação, bora continuar nosso papo sobre os requisitos organizacionais citados pela norma relacionados aos princípios gerais. Som na caixa!
Meu povo, além de todos aqueles requisitos que nós conversamos no EmÁudio passado, precisamos estudar mais alguns, beleza?
Não precisa se desesperar, relaxa esse coração que eu estou aqui para facilitar a sua vida e te ajudar, cola em mim!
Primeiro requisito que falaremos aqui é a documentação.
Jovem, os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.
A documentação de auditoria deve incluir uma estratégia de auditoria e um plano de auditoria, deve registrar os procedimentos executados e a evidência obtida e apoiar a comunicação dos resultados da auditoria.
A documentação deve ser suficientemente detalhada para permitir a um auditor experiente, sem nenhum conhecimento prévio da auditoria, entender a natureza, a época, o escopo e os resultados dos procedimentos executados, a evidência obtida para apoiar as conclusões e recomendações da auditoria. O raciocínio por trás de todas as questões relevantes que exigiram o exercício do julgamento profissional e as respectivas conclusões.
Além disso, os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria, é essencial que a entidade auditada seja mantida informada de todas as questões relacionadas com a auditoria, esta é a chave para o desenvolvimento de uma relação de trabalho construtiva.
A comunicação deve incluir a obtenção de informação relevante para a auditoria e a disponibilização oportuna de observações e achados de auditoria à administração e aos responsáveis pela governança durante o trabalho. O auditor também pode ter a responsabilidade de comunicar fatos relacionados à auditoria a outras partes interessadas, tais como órgãos legislativos e de controle.
Assunto entendido até aqui?
E para finalizar, este item, se liga nos requisitos organizacionais relacionados ao processo de auditoria.
Primeiro requisito que eu quero conversar com você é o planejamento de uma auditoria.
Jovem, os auditores devem assegurar que os termos da auditoria sejam claramente estabelecidos. As auditorias podem ser exigidas pela legislação, solicitadas por um órgão legislativo ou de controle, iniciadas pela entidade fiscalizadora superior ou realizadas por simples acordo com a entidade auditada.
Os auditores devem obter um entendimento da natureza da entidade ou do programa a ser auditado. Isso inclui entender os objetivos relevantes, as operações, o ambiente regulatório, os controles internos, o sistema financeiro e outros sistemas e processos de negócio, pesquisando as potenciais fontes de evidência de auditoria. Os auditores devem realizar uma avaliação de risco ou análise de problema e revisá-la, se necessário, em resposta aos achados de auditoria.
A natureza dos riscos identificados variará de acordo com o objetivo da auditoria. O auditor deve considerar e avaliar o risco de diferentes tipos de deficiências, desvios ou distorções que possam ocorrer em relação ao objeto. Tanto os riscos gerais como específicos devem ser considerados.
O auditor deve avaliar as respostas da administração aos riscos identificados, incluindo o desenho e a implementação de controles internos, para tratá-los.
Além disso, os auditores devem identificar e avaliar os riscos de fraude relevantes para os objetivos da auditoria.
Os auditores devem planejar seu trabalho para assegurar que a auditoria seja conduzida de uma maneira eficiente e eficaz.
O planejamento de uma auditoria específica envolve aspectos estratégicos e operacionais.
Estrategicamente, o planejamento deve definir o escopo, os objetivos e a abordagem da auditoria.
Os objetivos referem-se àquilo que a auditoria pretende alcançar.
O escopo refere-se ao objeto e aos critérios que os auditores utilizarão para avaliar e relatar acerca do objeto, e está diretamente relacionado com os objetivos.
A abordagem descreverá a natureza e extensão dos procedimentos a serem aplicados para reunir evidências de auditoria.
... Ler mais