Auditoria EmÁudio: ISSAI 200 - Princípios Fundamentais de Auditoria Financeira - Parte 1
Olá jovem, tudo certo?
Neste EmÁudio, nós começaremos a conversar sobre ISSAI 200 (princípios fundamentais de auditoria financeira).
Aumenta esse som e venha comigo!
Meu povo, a ISSAI 200 (princípios fundamentais de auditoria financeira) abordam os princípios chave relacionados à auditoria de demonstrações financeiras no setor público, ela se baseia nos princípios fundamentais da ISSAI 100, que acabamos de estudar, e adicionalmente os desenvolve para adequá-los ao contexto específico de auditorias de demonstrações financeiras, constituindo a base para normas de auditoria relacionadas às auditorias de demonstrações financeiras. Dessa forma, a ISSAI 200 deve ser lida e entendida em conjunto com a ISSAI 100. Combinado?
O objetivo da auditoria de demonstrações financeiras é aumentar o grau de confiança nas demonstrações por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
Observem a semelhança dessa definição com a definição da NBC TA 200, é praticamente a mesma. Perceba que há uma influência das normas de auditoria independente elaboradas pela IFAC, sigla em inglês para a Federação Internacional de Contadores e adotada pelo Brasil, Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Vimos que a auditoria financeira tem como foco determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada de acordo com o marco regulatório e a estrutura de relatório financeiro aplicável. Dessa forma, o objetivo de auditorias financeiras no setor público pode ser definido pelo mandato da entidade fiscalizadora superior como uma gama de objetivos de auditoria, além dos objetivos de uma auditoria de demonstrações financeiras preparadas de acordo com uma estrutura de relatório financeiro.
Esses objetivos podem incluir a auditoria de contas de, governo ou de entidades ou outros relatórios financeiros, não necessariamente preparados de acordo com uma estrutura de relatório financeiro propósito geral, orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e sua implementação. Políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento, áreas de responsabilidade definidas legalmente, tais como responsabilidades de ministros e categorias de receitas ou despesas, ou de ativos ou passivos.
Veremos que a ISSAI 200 fornece os princípios fundamentais para uma auditoria de demonstrações financeiras preparadas de acordo com uma estrutura de relatório financeiro, os princípios fundamentais de auditoria financeira, aplicam-se a todas as auditorias de demonstrações financeiras do setor público, seja para todo o governo, par... Ler mais