Auditoria EmÁudio: ISSAI 200 - Princípios Fundamentais de Auditoria Financeira - Parte 3
Fala jovem,
Neste EmÁudio, continuaremos nosso papo sobre a auditoria financeira, ok?
Lembra que na aula passada nós começamos a falar dos princípios relacionados ao processo de auditoria?
Então, ainda não finalizamos. Bora continuar, som na caixa!
Quero começar falando das considerações relacionadas à fraude.
O auditor deve identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras decorrentes de fraude, obter evidências de auditorias suficientes e apropriadas sobre os riscos avaliados de distorção relevante decorrente de fraude e responder adequadamente a fraude ou suspeita de fraude identificada durante a auditoria.
A responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraudes é da administração da entidade e dos responsáveis pela governança. O auditor é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras, como um todo, estão livres de distorções relevantes causadas por fraude ou erro.
Outro princípio importante é o das considerações sobre continuidade operacional.
Meu povo, o auditor deve considerar se existem eventos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade auditada.
Demonstrações financeiras são normalmente elaboradas no pressuposto de que a entidade auditada está em operação e continuará a cumprir suas obrigações estatutárias em futuro previsível. Ao avaliar se o pressuposto de continuidade operacional é apropriado, os responsáveis pela elaboração das demonstrações financeiras levam em consideração todas as informações disponíveis em um futuro previsível.
Também é um princípio relevante jovem, o das considerações relacionadas a leis e regulamentos.
O auditor deve identificar os riscos de distorção relevante devido à não conformidade direta e material com leis e regulamentos. A identificação de tais riscos deve ser baseada em um entendimento geral da estrutura legal e regulamentar, aplicável a um ambiente específico no qual a entidade auditada opera, incluindo a forma como a entidade está em conformidade com essa estrutura.
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente no que se refere à conformidade com leis e regulamentos geralmente reconhecidos por ter um efeito direto e material na determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações financeiras.
Espera-se que o auditor obtenha a segurança razoável de que as demonstrações financeiras, consideradas como um todo, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. No entanto, o auditor não é responsável pela prevenção e pela nã... Ler mais