Auditoria EmÁudio: ISSAI 200 - Princípios Fundamentais de Auditoria Financeira - Parte 4
E aí meu povo, tudo certo?
Sem enrolação, bora continuar nossos estudos sobre a auditoria financeira.
Já quero começar falando sobre a forma de opinião.
Isso mesmo jovem, o auditor deve expressar uma opinião não modificada quando concluir que as demonstrações financeiras são elaboradas em todos os aspectos relevantes, de acordo com o marco referencial financeiro aplicável.
O auditor deve modificar a opinião no relatório do auditor se for concluído que, com base na evidência de auditoria obtida, as demonstrações financeiras como um todo não estão livres de distorção relevante, ou se o auditor não conseguiu obter a evidência de auditoria suficiente e apropriada para concluir que as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante.
Os auditores podem emitir 3 tipos de opinião modificada: uma opinião com ressalva, uma opinião adversa e uma abstenção de opinião.
O relatório do auditor deve ser em forma escrita e conter um título que indique claramente que é o relatório de um auditor independente, um destinatário conforme exigido pelas circunstâncias do trabalho, um parágrafo introdutório que identifique a entidade cujas demonstrações financeiras foram auditadas, afirme que as demonstrações financeiras foram auditadas, identifique o título de cada demonstração que compõe as demonstrações financeiras, faça a referência ao resumo das principais políticas contábeis e demais notas explicativas, e especifique a data ou o período coberto por cada demonstração que compõe as demonstrações financeiras.
Além disso, o relatório do auditor deve conter uma sessão com o título "Responsabilidade da Administração pelas Demonstrações Financeiras", declarando que a administração é responsável pela elaboração das demonstrações financeiras de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e pelos controles internos, para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro.
Uma sessão com o título "Responsabilidade do Auditor", declarando que a responsabilidade do auditor é expressar uma opinião com base na auditoria de demonstrações financeiras e descrevendo que uma auditoria envolve procedimentos para obter evidência de auditoria a respeito dos valores e divulgações nas demonstrações financeiras, sendo que os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor quanto a, entre outros, os riscos de distorções relevantes nas demonstrações financeiras, independentes caus... Ler mais