Auditoria EmÁudio: ISSAI 300 - Princípios Fundamentais da Auditoria Operacional – Parte 1
Fala, jovem!
Bem-vindo a mais um EmÁudio do nosso curso de auditoria.
Preparado pra aprender mais um pouquinho?
Aumenta o som aí, que é a hora de falar da ISSAI 300 - Princípios Fundamentais da Auditoria Operacional.
A ISSAI 300, da mesma forma que a ISSAI 200, baseia-se nos princípios fundamentais da ISSAI 100 e adicionalmente os desenvolve para adequá-los ao contexto específico da auditoria operacional. Portanto, a ISSAI 300 deve ser lida e entendida em conjunto com a ISSAI 100, que também se aplica à auditoria operacional.
A ISSAI 300, busca estabelecer um entendimento comum da natureza da auditoria operacional, incluindo os princípios aplicáveis para se alcançar um alto padrão de auditoria. Normas para auditoria operacional devem refletir a necessidade de flexibilidade no desenho de trabalhos individuais, para que os auditores sejam receptivos e criativos em seu trabalho e exerçam julgamento profissional em todas as fases do processo de auditoria.
Esta norma define a auditoria operacional como sendo o exame independente, objetivo e confiável que analisa se os empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações do governo estão funcionando de acordo com os princípios da economicidade, eficiência e efetividade, e se há espaço para aperfeiçoamento.
Meu povo, o princípio da economicidade significa minimizar os custos dos recursos. Os recursos usados devem estar disponíveis tempestivamente, em quantidade suficiente, na qualidade apropriada e com o melhor preço.
O princípio da eficiência significa obter o máximo dos recursos disponíveis, diz respeito à relação entre recursos empregados e produtos entregues, em termos de quantidade, qualidade e tempestividade. Já o princípio da efetividade diz respeito a atingir os objetivos estabelecidos e alcançar os resultados pretendidos.
As auditorias operacionais frequentemente incluem uma análise das condições que são necessárias para garantir que os princípios da economicidade, eficiência e efetividade possam ser sustentados. Essas condições podem incluir boas práticas de gestão e procedimentos para assegurar a correta e tempestividade entrega de serviços, quando apropriado, o impacto do marco regulatório ou institucional no desempenho da entidade auditada também deve ser levado em consideração.
O principal objetivo da auditoria operacional é promover construtivamente a governança econômica efetiva e eficaz. Ela também contribui para a "accountability" e transparência.
Tranquilo até aqui?
Beleza!
A auditoria operacional promove a "accountability" ao ajudar aqueles com responsabilidades de governança e supervisão a melhorar o desempenho. Isso é feito ao ... Ler mais