Auditoria EmÁudio: ISSAI 300 - Princípios Fundamentais da Auditoria Operacional - Parte 2
Olá jovem, beleza?
Bora aprender sobre princípios da auditoria operacional?
Sorriso no rosto, som na caixa que o assunto é interessante.
Os princípios gerais fornecem orientações sobre os aspectos da auditoria operacional que são relevantes durante todo o processo de auditoria. Algumas das áreas as quais esses princípios se aplicam não estão cobertas pelas ISSAI 100, são elas:
A seleção de temas de auditoria, a identificação de objetivos de auditoria e a definição de uma abordagem de auditoria e critérios.
Em outras áreas, tais como risco de auditoria, comunicação, habilidades, julgamento profissional, controle de qualidade, materialidade e documentação, estes princípios gerais remetem-se aos princípios das ISSAI 100 já vistos.
Portanto, iremos nos ater às novidades, combinado? Bora lá.
Quero começar falando primeiro do objetivo de auditoria.
Os auditores devem estabelecer um objetivo de auditoria claramente definido que se relacione aos princípios de economicidade, eficiência e efetividade.
Jovem, o objetivo de auditoria determina a abordagem e o desenho do trabalho, poderia ser simplesmente descrever uma situação, mas objetivos normativos de auditoria as coisas são como deveriam ser e objetivos analíticos de auditoria, porque as coisas não são como deveriam ser, são mais propensos a agregar valor. Em todos os casos, os auditores precisam considerar a que a auditoria diz respeito, que organizações e órgãos estão envolvidos e para quem as recomendações finais podem ser relevantes.
Os objetivos de auditoria bem definidos podem se relacionar a uma única entidade ou a um grupo identificável de empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações governamentais.
Outro princípio importante da auditoria operacional é o da abordagem de auditoria.
Meu povo, os auditores devem escolher uma abordagem orientada a resultado, problema ou sistema, ou uma combinação desses para facilitar a solidez do desenho da auditoria.
A abordagem geral de auditoria é um elemento central de qualquer auditoria, ela determina a natureza do exame que deve ser feito. Também define o conhecimento, a informação, os dados e os procedimentos de auditoria necessários para obtê-los e analisá-los. A auditoria operacional geralmente segue uma das 3 abordagens:
- Uma abordagem orientada a sistemas que examina o adequado funcionamento dos sistemas de gestão, por exemplo, sistemas de gestão financeira;
- Uma abordagem orientada a resultados que avalia se os objetivos no tocante a resultados ou produtos foram atingidos como pretendido ou se os programas e serviços estão operando como pretendido; e
- Uma abordagem orientada a problemas que examina, verifica e analisa as causas de problemas específicos ou desvios em relação aos critérios.
Tranquilidade total até aqui, né.
Bora para o princípio dos critérios.
Os auditores devem estabelecer critérios adequados que correspondam às questões de auditoria e sejam relacionados aos princípios de economicidade, eficiência e efetividade.
Os critérios são as referncias usadas para avaliar o objeto.
Critérios de auditoria operacional são padrões razoáveis e especificados de auditoria relacionados a desempenho, com base nos quais a economicidade, eficiência e efetividade das operações são avaliadas e aferidas.
Os critérios fornecem uma base para avaliar as evidências, desenvolver os achados e chegar a conclusões sobre os objetivos de auditoria, também ... Ler mais