Auditoria EmÁudio: ISSAI 400 - Princípios Fundamentais da Auditoria de Conformidade - Parte 1
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tudo bem?
Neste EmÁudio, nós vamos aprender um pouco sobre a ISSAI 400 - Princípios Fundamentais da Auditoria de Conformidade.
Então, sorriso no rosto, foco, e vamos juntos!
Meu povo, o mesmo entendimento para a ISSAI 200 e 300, deve ser aplicado aqui.
Sabemos que a ISSAI 100 apresenta os princípios fundamentais para a auditoria no setor público em geral e define a aplicabilidade das ISSAI. Dessa forma, a ISSAI 400 baseia-se nos princípios fundamentais da ISSAI 100 e, adicionalmente, os desenvolve para adequá-los ao contexto específico da auditoria de conformidade.
O ISSAI 400 deve ser lida e entendida em conjunto com a ISSAI 100, que também se aplica às auditorias de conformidade.
O propósito das ISSAI sobre auditorias de conformidade é fornecer um conjunto abrangente de princípios, normas e diretrizes para a auditoria de conformidade de um objeto de auditoria, tanto qualitativo como quantitativo, que varia amplamente em termos de escopo e pode ser aplicado por meio de uma série de abordagens de auditoria e formatos de relatórios.
A auditoria de conformidade é a avaliação independente para determinar se um dado objeto, está em conformidade com normas aplicáveis identificadas como critérios. As auditorias de conformidade são realizadas para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada.
O objetivo da auditoria de conformidade do setor público, portanto, é permitir que a entidade fiscalizadora superior avalie se as atividades das entidades do setor público estão de acordo com as normas que as regem, legalidade e legitimidade.
Uma auditoria de conformidade é um processo sistemático para obter e avaliar objetivamente evidência quanto se um determinado objeto está em conformidade com as normas aplicáveis, identificadas como critérios. Portanto, pode ser relacionada com a legalidade, aderência a critérios formais, tais como leis, regulamentos e acordos aplicáveis, ou com a "appropriate", observância aos princípios gerais que regem a gestão financeira responsável e a conduta de agentes públicos. Ou seja, vai além dos critérios de mera legalidade.
Feita essa breve introdução, hora de colocar a mão na massa, bora falar das características da auditoria de conformidade.
Jovem, a auditoria de con... Ler mais