Auditoria EmÁudio: ISSAI 400 - Princípios fundamentais da Auditoria de Conformidade - Parte 2
Fala jovem, tudo certinho?
Sem enrolação, que já tá acabando.
Hora de falar sobre os elementos da auditoria de conformidade. Som na caixa!
Essa sessão descreve aspectos adicionais dos elementos relacionados à auditoria de conformidade, que devem ser identificados pelo auditor antes de iniciar a auditoria. São bem parecidos com as ISSAI 100, então não tem mistério.
Vamos começar falando das normas e dos critérios.
Normas são os elementos mais fundamentais da auditoria de conformidade, uma vez a estrutura e o conteúdo das normas fornecem os critérios de auditoria e, portanto, formam a base de como a auditoria deve proceder sob um ordenamento constitucional específico.
As normas podem incluir regras, leis e regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, termos acordados ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta de agentes públicos.
Já os critérios são referências usadas para avaliar ou mensurar consistentemente razoavelmente o objeto, o auditor identifica os critérios com base nas normas pertinentes.
Para serem adequados, os critérios de auditoria de conformidade devem ser relevantes, confiáveis, completos, objetivos, compreensíveis, comparáveis, aceitáveis e disponíveis sem um quadro de referência fornecido por critérios adequados, qualquer conclusão fica sujeita a interpretações pessoais e a mal entendidos.
Outro elemento relacionado à auditoria de conformidade, que deve ser identificado pelo auditor antes de iniciar a auditoria, é o objeto.
Meu povo, o objeto de uma auditoria de conformidade, é definido no escopo da auditoria, pode assumir a forma de atividades, transações financeiras ou informações. Em trabalhos de certificação sobre conformidade é mais importante identificar a informação sobre o objeto, que pode ser uma declaração de conformidade preparada de acordo com uma estrutura de relatório estabelecida e padronizada.
Fácil, né!
A auditoria de conformidade também é baseada em uma relação de 3 partes, na qual o auditor tem como objetivo obter evidência de auditoria apropriada e suficiente a fim de expressar uma conclusão com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos usuários previstos que não seja a parte responsável acerca da mensuração ou avaliação de um objeto de acordo com critérios aplicáveis.
Na auditoria de conformidade, a responsabilidade do auditor é identificar os elementos da auditoria, avaliar se um determinado objeto está em conformidade com os critérios estabelecidos e emitir um relatório de auditoria de conformidade. A parte responsável em auditoria de conformidade é responsável pelo objeto da auditoria, os usuários previstos são as pessoas, organizações ou grupos destas, para quem o auditor elabora o relatório de auditoria.
Na auditoria de conformidade, os usuários geralmente incluem o Legislativo como representantes do povo, que são os usuários finais dos relatórios de auditorias de conformidade.
E por fim, outro elemento relacionado à auditoria de conformidade, que deve ser identificado pelo auditor antes de iniciar a auditoria, é a asseguração na auditoria de conformidade.
A auditoria de conformidade realizada para obtenção de asseguração, aumenta a confiança dos usuários previstos quanto a informação fornecida pelo auditor ou, por outra parte.
Na auditoria de conformidade, existem 2 níveis de asseguração:
- Asseguração razoável, transmitindo que, na opinião do auditor, o objeto está ou não em conformidade em todos os aspectos relevantes com os critérios estabelecidos; e
- Asseguração limitada, transmitindo que nada veio ao conhecimento do auditor para fazê lo acreditar que o objeto não está em conformidade com os critérios.
Tanto a garantia razoável quanto a limitada são possíveis nos trabalhos de relatório direto e nos de certificação em auditoria de conformidade.
Assunto entendido?
Bora falar sobre os princípios fundamentais da auditoria de conformidade?
Então ouvidos bem abertos e cola em mim.
Os princípios gerais da auditoria de conformidade são os mesmos das ISSAI 100, então eu não vou falar deles de novo, ok?
Vo... Ler mais