Auditoria EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Auditoria Segundo a INTOSAI - Parte 1
Fala meu povo, tudo certo?
Preparado para o nosso resumão?
Agora nós vamos dar uma revisada nos pontos mais importantes desse módulo, combinado?
Posso começar?
Aumenta o som aí!
Jovem, de cara, já quero te relembrar o conceito de auditoria governamental. Você se lembra?
A auditoria governamental é um instrumento indispensável dentro de um sistema regulatório cujo objetivo é revelar desvios das normas e violações dos princípios da legalidade, eficiência, eficácia e economia na gestão financeira, com a tempestividade necessária para que medidas corretivas possam ser tomadas em casos individuais, fazendo com que os responsáveis por esses desvios assumam a devida responsabilidade, para obtendo-se o ressarcimento ou tomando-se medidas para impedir ou, pelo menos, dificultar a ocorrência dessas violações.
Lembra que nós estudamos auditoria financeira, auditoria de regularidade e auditoria operacional?
Bora falar rapidinho delas de novo? Vem comigo!
A auditoria financeira visa determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir ao auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido à fraude ou erro.
Já a auditoria de regularidade, também chamada de auditoria de conformidade, é responsável por emitir opinião sobre a adequação das contas governamentais quanto à legalidade e legitimidade. Por isso, mesmo, ain... Ler mais