Áudio aula | 19 - Resumão EmÁudio Sobre Auditoria Segundo a INTOSAI – Parte 2 | Auditoria | EmÁudio Concursos

Auditoria EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Auditoria Segundo a INTOSAI - Parte 2


Olá jovem,

Sem enrolação, vamos continuar com o nosso resumão EmÁudio. 

Aumenta o som aí!

Meu povo, de acordo com a INTOSAI, o auditor irá passar confiança nos trabalhos mediante a aplicação das exigências éticas descritas nos seguintes valores éticos: integridade, independência e objetividade, confidencialidade e competência profissional.

A integridade constitui o valor central do Código de Ética da INTOSAI, segundo esse princípio, os auditores estão obrigados a cumprir normas elevadas de conduta relacionadas à honradez e à imparcialidade durante seu trabalho e em suas relações com o pessoal das entidades auditadas.

Pode ser medida em função do que é correto e justo, do que é legal e legítimo, exigindo que os auditores ajustem-se às normas de auditoria e de ética e aos princípios de objetividade e independência, além de manterem conduta profissional exemplar, tomando decisões imparciais, de acordo com o interesse público.

Jovem, lembra que eu te falei que todas as auditorias do setor público contam com os mesmos elementos básicos? Lembra, quais são esses elementos?

Isso mesmo! Ouvi você falando daqui:

O auditor, a parte responsável, os usuários previstos, as 3 partes da auditoria, os critérios para avaliar o objetivo e a informação resultante da avaliação do objeto.

Os trabalhos de auditoria no setor público podem ser classificados em 2 tipos diferentes: trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto.

Com relação aos tipos de trabalho, existem 2 tipos: trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto.

Nos trabalhos de certificação, a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.

Já nos trabalhos de relatório direto, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios levando em consideração risco e materialidade.

O resultado da mensuração do objeto de acordo com os critérios é apresentado no relatório de auditoria, na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. Auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas.

Tranquilo até aqui, posso continuar com a nossa revisão?

Vamos lá.

As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável.

As auditorias operacionais são normalmente trabalhos de relatório direto.

As auditorias de conformidade podem ser trabal... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Auditoria - Auditoria Segundo a INTOSAI - 19 - Resumão EmÁudio Sobre Auditoria Segundo a INTOSAI – Parte 2: SAIBA MAIS