Tecnologia da Informação EmÁudio: Arquitetura e Organização
Olá! Bem-vindo a mais um módulo do nosso curso de Tecnologia da Informação em áudio. É sempre um prazer ter você por aqui. Preparado para aprender mais um pouquinho? Aumente o som e vem comigo.
Vamos nessa, gente! Nesse módulo nós falaremos do PostgreSQL, vamos começar falando da arquitetura e organização.
Jovem, o PostgreSQL é um SGBD objeto relacional de código aberto, que foi criado em 1918 na Universidade da Califórnia Berkeley. Por ser um SGBD objeto relacional, o PostgreSQL funciona como um SGBD relacional que armazena dados em tabelas, utiliza a linguagem SQL e dá suporte às propriedades das transações, mas que também possui recursos de orientação a objetos.
Segundo o próprio site da ferramenta, o PostgreSQL pode ser usado, modificado e distribuído para qualquer pessoa sem custo e para qualquer fim, ou seja, turma, ao contrário de SGBDs como Oracle e SQL Server, ele não é uma ferramenta comercial e proprietária de uma empresa específica, mas existe um grupo de desenvolvedores ao redor do mundo que o mantém, corrigindo bugs e adicionando novas funções a cada versão. Esse é o PostgreSQL Global Development Group.
Para as explicações da nossa aula, vamos utilizar como base a documentação oficial do PostgreSQL. Beleza? Muito bem. Você pode baixá-la para consultar caso tenha alguma dúvida. Mas tenha em mente que o arquivo é extremamente extenso, quase três mil páginas, turma, e contém um conteúdo que vai bastante além do que deve ser cobrado no seu concurso.
Tranquilo até aqui? Posso continuar? Então vem comigo.
Gente, o PostgreSQL funciona em arquitetura cliente-servidor. Como assim, professor? Isso quer dizer que há um processo servidor do banco de dados, que é o programa responsável por gerenciar os arquivos do banco de dados, aceitar conexões ao banco de dados feitas pelos clientes e realizar todas as ações relativas ao banco de dados conforme os comandos enviados pelos clientes. O processo servidor do PostgreSQL é o postmaster.
Já o cliente é qualquer aplicação que quer interagir com o banco de dados de alguma maneira. Por exemplo, um programa de aplicação qu... Ler mais