Tecnologia da Informação EmÁudio: Organização e Terminologia
Bem-vindo de volta, jovem!
Bora aprender sobre organização e a terminologia do postgreSQL? Aumente esse som aí e se surpreenda.
Turma, em bancos de dados quando falamos em uma instância do SGBD estamos falando simplesmente de um ambiente do banco de dados instalado e configurado no computador. Você pode ter várias instalações do SGBD em uma mesma máquina, ou seja, várias instâncias, cada uma configurada para utilizar uma determinada quantidade de recursos computacionais como memória e funcionando de forma independente das demais.
Como já conversamos, uma mesma instância do postgreSQL pode conter vários bancos de dados. Por esse motivo chamamos uma instância do postgreSQL de cluster de banco de dados. Datebase e cluster.
Jovem, cluster em inglês significa algo como agrupamento, então perceba que o termo faz bastante sentido. Dentro de um cluster podemos ter vários bancos de dados datebase apesar de pertencerem ao mesmo cluster, os bancos de dados funcionam de forma relativamente independente.
Então se um usuário está acessando um banco de dados e quer consultar os dados de outro, ele precisa iniciar uma nova conexão de forma explícita a esse outro banco de dados. Da mesma maneira, restrições como chaves estrangeiras não podem atravessar as fronteiras do banco de dados em que estão contidas.
Você não pode criar uma chave estrangeira em uma tabela de um banco de dados que referencia uma tabela presente em outro banco.
Há algumas configurações e ferramentas que são aplicadas aos clusters inteiros, mas não vamos entrar nesses detalhes agora.
Por fim, em um mesmo banco de dados, podemos ter múltiplos esquemas.
Um esquema é um names space, ou seja, um delimitador abstrato que serve para agrupar os objetos do banco de dados que dizem respeito a um contexto em comum. Por exemplo, Turma, imagine um com o público que tem um banco de dados que serve para armazenar os dados de seus sistemas transacionais que processam suas operações diárias.
Ne... Ler mais