Tecnologia da Informação EmÁudio: Alta Disponibilidade, Balanceamento de Carga e Replicação - Parte Dois
Fala, jovem! Voltei, tá. Aumenta esse som aí.
Gente, antes de passarmos para o próximo tópico, preciso conversar com você sobre mais alguns conceitos relativos à replicação no PostgreSQL que podem ser cobrados em prova.
As técnicas que eu vou falar agora são implementadas de forma nativa no PostgreSQL, sem requerer a instalação de componentes externos. Vou começar falando do warm standby ou logs.
Como vimos, o PostgreSQL fornece um meio para a replicação de dados do principal para outro servidor que fique em espera, ou seja, fica de prontidão para assumir no caso de falha no principal. Nesse mecanismo, os servidores que estão em standby recebem os registros do log do servidor principal e replicam as transações que foram executadas nele.
Esse mecanismo também é conhecido como log shipping, algo como o envio de log e é síncrono por natureza, já que as réplicas precisam esperar a escrita das transações confirmadas no log para então realizarem a replicação dos dados.
Replicação via streaming, jovem, já ouviu falar? Eu te explico, vem comigo. O PostgreSQL também dá suporte às técnicas de rep... Ler mais