Tecnologia da Informação EmÁudio: Comandos SQL úteis
Olá, Turma! Bem-vindo de volta neste em áudio, começaremos a falar sobre os comandos SQL úteis. Aperte o play aí.
Gente, o postgreSQL oferece suporte à linguagem SQL padrão, além de oferecer algumas funções e comandos específicos do sistema. Nós estudaremos alguns comandos e funcionalidades úteis que de vez em quando aparecem em prova.
Cada função do postgreSQL tem uma classificação de volatilidade. Essa classificação é utilizada para otimização de consultas e é definida pelo usuário no momento da criação da função. Ela funciona como uma espécie de promessa do usuário para o otimizado em relação ao comportamento da função.
Há três possibilidades aqui. As funções do tipo volt são padrão no postgreSQL caso o usuário não especifique uma das demais categorias no comando function.
As funções volt podem fazer qualquer tarefa, o que inclui modificar o banco de dados. Em teoria, pessoal, essa categoria de função pode retornar diferentes resultados a cada execução, mesmo que sejam passados os argumentos.
As funções do tipo stable não podem alterar o banco de dados e devem retornar os mesmos resultados a cada execução dados os mesmos argumentos para todas as linhas de uma mesma consulta. Neste caso, as consultas poderão utilizar índices em consultas que envolvam comparações com os valores das funções, já que seu comportamento é previsível, o que não ocorre com as volt.
O otimizador também pode executar somente uma vez a função dentro de uma mesma consulta para cada conjunto de chamadas com os mesmos argumentos, e essas funções também não podem alterar o e sempre retornarão os mesmos resultados dados os mesmos argumentos independentemente da consulta em que estão sendo executadas.
Por exemplo, a função de adição não importa o contexto da consulta, irá ter um comportamento sempre igual. Dois mais dois sempre será quatro. Deu pra pegar aí? Vamos em frente.
Vam... Ler mais