Tecnologia da Informação EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Postgre SQL - Parte Dois
E aí pessoal. Bem-vindo de volta. Estamos de volta com o Super Resumão. Bom, sem enrolação vamos continuar nossa revisão. Som na caixa.
Lembra que no áudio passado nós conversamos rapidinho sobre os tipos de dados? Bora dar uma aprofundada nisso. Som na caixa. Vamos começar pelos tipos enumerados. Tá legal?
O postgreSQL permite que o usuário defina tipos enumerados. Um tipo enumerado é um tipo de dados que só pode assumir um conjunto estático de valores. Tranquilo até aqui, né?
Então, bora pros Rangers. O PostgreSQL dá suporte a vários tipos de dados que representam intervalos de valores. Já o tipo de dados array permite o armazenamento de listas de valores. Esses valores podem ser de qualquer tipo, seja algum tipo nativo do Postgres ou definido por usuário.
Ah, sempre tenha em mente as seguintes diferenças: na criação de um tipo, você não pode definir restrições tipo chaves estrangeiras, atributos not nulos ou valores de falta. Na criação de um tipo, você precisa usar a palavra-chave "é" antes de listar os campos do tipo, o que não é necessário no Create Table.
Bora para a concorrência e as transações. Então respira fundo aí. Coloca um sorriso no rosto e vamos juntos, hein.
No PostgreSQL, a consistência dos dados é mantida por um modelo chamado MVCC ou versão de concorrência multi versão. Em português, o MVCC mantém múltiplas versões do mesmo dado, chamadas de Snapshots.
Os Snapshots são como se fossem fotografias do dado ao longo do tempo, registrando os valores que esse dado assumia em cada momento no tempo. Dessa forma, transações diferentes podem enxergar versões d... Ler mais