Áudio aula | 26 - Resumão EmÁudio sobre Postgre SQL – Parte 3 | Tecnologia da Informação | EmÁudio Concursos

Tecnologia da Informação EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Postgre SQL - Parte Três

E aí ? Voltei. Bora continuar com o nosso resumão? Vamos juntos! Hora de falar sobre segurança e controle de acesso.

O PostgreSQL faz o controle de acesso ao banco de dados em termos de papéis, rol de rol ou papéis. É utilizado em vários SGBDs e no PostgreSQL pode se referir a um usuário, grupo de usuário ou ambos. Os papéis podem ter vários privilégios no PostgreSQL. Login Super User, Create B.

Jovem, uma vez criado um rol, nós podemos utilizar o comando Grant, que significa conceder. Em inglês, comando Grant pode ser utilizado para conceder um ou mais privilégios a um rol em um objeto do banco de dados, como uma tabela.

Em que o privilégio é a operação que está sendo permitida, o objeto será o alvo da ação e o rol será o rol que irá adquirir a permissão. Os privilégios que podem ser concedidos com o auxílio do Grant são os seguintes: Select, Insert, Update, Delete, Truncate, Get, Connect.

Ah, e lembre-se, Grant e Revoke também podem ser usados para criar grupos de usuários, atribuindo um rol a outro rol. No exemplo, os usuários um, dois e três são membros do rol grupo e terão os mesmos privilégios deste.

E aí jovem, você lembra do owner? Isso mesmo, do inglês proprietário, dono do objeto é, por padrão, o rol que o criou, mas pode ser definido outro através do comando owner. Fique ligado!

Vamos conversar agora sobre a autenticação. Lembra que todo o conjunto de regras de autenticação é controlado através de um arquivo de configuração chamado pg_hba.conf, armazenado por padrão no diretório de dados do servidor? Pois é, o nome é hba, isso significa host based autent... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Tecnologia da Informação - Postgre SQL - 26 - Resumão EmÁudio sobre Postgre SQL – Parte 3: SAIBA MAIS