Conhecimentos Bancários EmÁudio: Comitê de Política Monetária (Copom)
Olá, tudo bem? Espero que sim! Neste módulo, turma, vamos tratar das políticas monetárias. Tá okay? Esse é um assunto importante tendo em vista a cobrança nas provas de concursos públicos. Então vamos logo começar. Aumente o som aí.
Gente, vamos iniciar nossos estudos falando sobre o Comitê de Política Monetária, o Copom. Vamos lá então!
O Copom foi instituído em vinte de junho de mil novecentos e noventa e seis com o objetivo de definir as orientações e diretrizes estratégicas para a execução da política monetária. Definir a meta para a taxa Selic, a taxa de juros que remunera os títulos públicos federais, ou seja, quando o governo pega dinheiro emprestado.
Além disso, pessoal, ele também objetiva elaborar, analisar e divulgar o relatório de inflação. O Copom é um instrumento do Banco Central para manter controle sobre a estabilidade dos preços na economia. Em outras palavras, para controlar a inflação através da definição da taxa básica de juros, a Selic.
Assim, o Conselho Monetário Nacional estabelece as metas da política monetária e fixa a meta de inflação e a partir dela, o Banco Central conduz a política monetária e fixa a meta da taxa Selic, com o objetivo de atingir a meta de inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional.
Logo, os objetivos do Copom são estabelecer as diretrizes da política monetária, definir a meta da taxa básica de juros e divulgar o relatório de inflação. Tranquilo até aqui, não é, jovem? Que bom!
Gente, o Copom é composto pela diretoria colegiada do Banco Central, formada por nove membros: o presidente e oito diretores. Ou seja, ele tem exatamente a mesma composição do Banco Central, até porque ele compõe o Banco Central. Vamos ouvir o que diz a Lei Complementar nº 179, de 2021? Me acompanhe, jovem.