Conhecimentos Bancários EmÁudio: Instrumentos Clássicos de Política Monetária, Taxa Selic e Operações Compromissadas - Parte Um
Olá, jovem! Tudo bem com você? Espero que sim. Vamos iniciar o estudo dos instrumentos de política monetária. Tá bom? Aumenta o som e venha comigo.
Gente, os instrumentos de política monetária podem ser classificados como instrumentos clássicos ou convencionais, ou instrumentos não convencionais.
Os instrumentos clássicos ou convencionais envolvem a taxa Selic, os depósitos ou recolhimentos compulsórios, o redesconto e a compra e venda de títulos públicos. Já os instrumentos não convencionais são os depósitos remunerados junto ao Banco Central e o quantitative easing.
Parece muita coisa. né. ,as fique calmo, que eu vou te explicar cada um desses instrumentos mais detalhadamente. Vou começar a te falar sobre os instrumentos clássicos ou convencionais. Beleza?
O primeiro é a taxa Selic e Operações Compromissadas. Jovem, você já sabe que existem duas taxas Selic, né? A Selic Meta e a Selic Over.
A taxa Selic Meta é definida periodicamente pelo Copom e também é conhecida como taxa básica de juros, pois serve de base para o cálculo de todas as taxas de juros que os bancos cobram das pessoas em geral. Quando o banco calcula uma taxa de juros, ele insere vários componentes e oprimeiro componente é exatamente a taxa Selic meta.
A taxa Selic Meta não é uma tax... Ler mais