Áudio aula | 14 - Taxa Selic e Curva de Juros | Conhecimentos Bancários | EmÁudio Concursos
Conhecimentos Bancários Em Áudio: Taxa Selic e Curva de Juros

Olá! Que bom tê-lo aqui comigo! Mais uma vez vamos iniciar nossos estudos de Taxa Selic e Curva de Juros. Então aumenta o som e vem comigo, gente.

A curva de juros é a representação gráfica da relação que existe entre a taxa de juros e o tempo. Ou seja, ela indica visualmente como a taxa possivelmente evoluirá ao longo do tempo, dadas as condições atuais.

Por suas características, ela é conhecida por apresentar o custo do dinheiro em relação ao tempo com base em juros futuros. Curva da taxa também pode ser chamada de curva a termo.

Você deve estar se perguntando como funciona a curva de juros. Calma que eu vou te explicar agora. Para entender a da curva, é preciso compreender como os juros se comportam no tempo.

Primeiramente, as taxas que são negociadas no mercado estão atreladas ao risco de crédito, ou seja, de ocorrer um calote. Quanto maior for essa chance, maiores são os juros. A definição depende de uma avaliação geral do risco oferecido por uma operação no curto prazo.

É mais fácil identificar ou mesmo prever situações que possam comprometer o pagamento conforme acordado. Beleza, jovem, vamos continuar.

Então, porém, conforme o tempo passa, a IMPREVISIBILIDADE aumenta. Se torna muito mais complexo compreender qual será o cenário e se ocorrerá ou não o pagamento conforme previsto.

Por isso, gente, existe uma tendência de aumento dos juros com o passar do tempo. Em geral, quanto maior for o vencimento da dívida, maior será a cobrança de juros. Isso acontece para compensar possíveis perdas no futuro.

Dessa forma, podemos dizer que a curva de juros representa exatamente essa relação. Ela indica que ao decorrer do tempo os juros futuros tendem a ser maiores. Contudo, ela pode seguir o caminho oposto, especialmente quando está atrelada às condições do mercado. Se a inflação estiver baixa e a economia estiver estagnada, por exemplo, a redução dos juros é um mecanismo que pode ser utilizado para aquecer a economia. Beleza.

Vamos continuar, gente. Se o Banco Central, por meio do Copom, mantiver os juros elevados, a tendência é que eles caiam no futuro para equilibrar a relação, entende? Nesse caso, o mais provável é que a curva de juros siga a maneira ascendente.

Espero que você faça isso apenas em último caso, digamos que você vá ao banco pegar um empréstimo pessoal para cobrir uma quebra no seu orçamento. Você irá se deparar com diversas opções de financiamento com diferentes taxas de juros que irão difer... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Conhecimentos Bancários - Moeda e Política Monetária - 14 - Taxa Selic e Curva de Juros: SAIBA MAIS