Vendas e Negociações em Áudio: Valor Percebido
Fala meu povo. Hora de começar a pôr a mão na massa, aperte o play e se surpreenda neste em áudio, falaremos do valor percebido beleza, vamos começar pelo começo.
Conceito vem comigo
Conceito de valor é importantíssimo para todas as pessoas que trabalham com vendas ou marketing de maneira prática. Valor corresponde a quanto o cliente acha que determinado produto ou serviço acrescenta ao seu patrimônio. Vamos entender isso um pouco melhor. Vou te dar um exemplo
Qual o valor que você acha que possui um óculos com as lentes quebradas e uma das hastes quebrada jovem? Isso mesmo, as lentes estão estilhaçadas e uma das hastes está quebrada. Além disso, talvez você sequer precise de óculos assim. O valor que você atribuirá a esses óculos será muito baixo. Afinal, ainda que eu lhe dê esses óculos de presente, você terá um ganho muito pequeno no seu patrimônio.
Agora imagine esse outro exemplo qual o valor que você acha que possui um carro esportivo sem arranhões, avarias, etc. Opa! Agora sim, professor é um carro esportivo aparentemente novinho. Legal, né? Então deixa eu te perguntar uma coisa você trocaria os óculos quebrados pelo carro esportivo novinho.
Pergunta Idiota Professor! É claro que sim, na hora
Okay
Eu sei que a pergunta é boba, mas o que eu quero que você entenda é a lógica por trás dela. Afinal, por que você aceitaria realizar essa troca? Pensa um pouco, pensou
Ora, você e a maioria das pessoas optaria pelo carro porque o carro possui um valor maior do que os óculos quebrados. Simples assim. Então guarde uma coisa para o resto da vida. Na hora de fazermos uma troca, vamos escolher aquilo que, na nossa avaliação possui maior valor.
Moleza até aqui. Tranquilo professor. Mas o que isso tem a ver com vendas e marketing?
Tudo que você precisa saber agora é que o ato de compra é um processo de troca, isto é, trocamos dinheiro por um bem ou serviço. Comprar é um ato de troca meu povo. Para que a gente aceite realizar essa troca, teremos que ter certeza de que o produto bem ou serviço, possui um valor maior do que o nosso dinheiro. Ou seja, só compraremos algo se acreditarmos que será vantajoso de maneira mais simples. Só aceitaremos trocar nosso suado dinheirinho, caso o bem ou serviço a ser adquirido tenha um valor maior do que o dinheiro.
Lembra da regrinha que aprendemos com o exemplo do carro e dos óculos? Pois é, ela também se aplica no momento da compra. Só escolheremos o produto ou serviço, caso acreditemos que eles são mais valiosos que o dinheiro exigido para os adquirir, exatamente por causa dessa regrinha mágica.
Ao realizar trocas, buscamos aquilo que tem maior valor que o marketing é tão importante. As ações de marketing buscam aumentar a percepção de valor dos bens e serviços e assim estimular a troca d... Ler mais
Fala meu povo. Hora de começar a pôr a mão na massa, aperte o play e se surpreenda neste em áudio, falaremos do valor percebido beleza, vamos começar pelo começo.
Conceito vem comigo
Conceito de valor é importantíssimo para todas as pessoas que trabalham com vendas ou marketing de maneira prática. Valor corresponde a quanto o cliente acha que determinado produto ou serviço acrescenta ao seu patrimônio. Vamos entender isso um pouco melhor. Vou te dar um exemplo
Qual o valor que você acha que possui um óculos com as lentes quebradas e uma das hastes quebrada jovem? Isso mesmo, as lentes estão estilhaçadas e uma das hastes está quebrada. Além disso, talvez você sequer precise de óculos assim. O valor que você atribuirá a esses óculos será muito baixo. Afinal, ainda que eu lhe dê esses óculos de presente, você terá um ganho muito pequeno no seu patrimônio.
Agora imagine esse outro exemplo qual o valor que você acha que possui um carro esportivo sem arranhões, avarias, etc. Opa! Agora sim, professor é um carro esportivo aparentemente novinho. Legal, né? Então deixa eu te perguntar uma coisa você trocaria os óculos quebrados pelo carro esportivo novinho.
Pergunta Idiota Professor! É claro que sim, na hora
Okay
Eu sei que a pergunta é boba, mas o que eu quero que você entenda é a lógica por trás dela. Afinal, por que você aceitaria realizar essa troca? Pensa um pouco, pensou
Ora, você e a maioria das pessoas optaria pelo carro porque o carro possui um valor maior do que os óculos quebrados. Simples assim. Então guarde uma coisa para o resto da vida. Na hora de fazermos uma troca, vamos escolher aquilo que, na nossa avaliação possui maior valor.
Moleza até aqui. Tranquilo professor. Mas o que isso tem a ver com vendas e marketing?
Tudo que você precisa saber agora é que o ato de compra é um processo de troca, isto é, trocamos dinheiro por um bem ou serviço. Comprar é um ato de troca meu povo. Para que a gente aceite realizar essa troca, teremos que ter certeza de que o produto bem ou serviço, possui um valor maior do que o nosso dinheiro. Ou seja, só compraremos algo se acreditarmos que será vantajoso de maneira mais simples. Só aceitaremos trocar nosso suado dinheirinho, caso o bem ou serviço a ser adquirido tenha um valor maior do que o dinheiro.
Lembra da regrinha que aprendemos com o exemplo do carro e dos óculos? Pois é, ela também se aplica no momento da compra. Só escolheremos o produto ou serviço, caso acreditemos que eles são mais valiosos que o dinheiro exigido para os adquirir, exatamente por causa dessa regrinha mágica.
Ao realizar trocas, buscamos aquilo que tem maior valor que o marketing é tão importante. As ações de marketing buscam aumentar a percepção de valor dos bens e serviços e assim estimular a troca d... Ler mais