Vendas e Negociações EmÁudio: Valor Percebido
Fala meu povo.
Hora de começar a pôr a mão na massa, aperte o play e se surpreenda.
Neste EmÁudio, falaremos do valor percebido, beleza?
Bom, vamos começar pelo começo, o conceito. Vem comigo!
O conceito de valor é importantíssimo para todas as pessoas que trabalham com vendas ou marketing. De maneira prática, valor corresponde a quanto o cliente acha que determinado produto, bem ou serviço acrescenta ao seu patrimônio. Vamos entender isso um pouco melhor, vou te dar um exemplo.
Qual o valor que você acha que possui um óculos com as lentes quebradas e uma das hastes quebrada?
Jovem, é isso mesmo, as lentes estão estilhaçadas e uma das hastes está quebrada, além disso, talvez você sequer precise de óculos. Assim, o valor que você atribuirá a esses óculos será muito baixo. Afinal, ainda que eu lhe dê esses óculos de presente, você terá um ganho muito pequeno no seu patrimônio.
Agora, imagine esse outro exemplo.
Qual o valor que você acha que possui um carro esportivo sem arranhões, avarias, etc.?
Opa, agora sim, professor! É um carro esportivo aparentemente novinho. Legal, né?
Então, deixa eu te perguntar uma coisa. Você trocaria os óculos quebrados pelo carro esportivo novinho?
Pergunta idiota, professor, é claro que sim, na hora.
Ok, eu sei que a pergunta é boba, mas o que eu quero que você entenda é a lógica por trás dela. Afinal, por que você aceitaria realizar essa troca. Pensa um pouco.
Pensou?
Ora, você e a maioria das pessoas optaria pelo carro porque o carro possui um valor maior do que os óculos quebrados, simples assim. Então, guarde uma coisa para o resto da vida. Na hora de fazermos uma troca, vamos escolher aquilo que, na nossa avaliação possui maior valor.
Moleza até aqui, né.
Tranquilo professor, mas o que isso tem a ver com vendas e marketing?
Tudo.
O que você precisa saber agora é que o ato de compra é um processo de troca, isto é, trocamos dinheiro por um bem ou serviço, comprar é um ato de troca meu povo. Para que a gente aceite realizar essa troca, teremos que ter certeza de que o produto, bem ou serviço, possui um valor maior do que o nosso dinheiro. Ou seja, só compraremos algo se acreditarmos que será vantajoso.
De maneira mais simples, só aceitaremos trocar nosso suado dinheirinho, caso o bem ou serviço a ser adquirido tenha um valor maior do que o dinh... Ler mais