Áudio aula | 03 - Ações para aumentar o valor percebido – Parte 1 | Venda e Negociação | EmÁudio Concursos
Vendas e Negociações em Áudio: Ações para Aumentar o Valor Percebido

Parte um

Olá jovem, bem-vinda de volta, hora de batermos um papo sobre as ações para aumentar o valor percebido preparado são na caixa. Como já estudamos, o valor percebido influencia diretamente nas vendas de uma empresa. Nesse momento, você já sabe que quanto maior o valor percebido nos bens e serviços ofertados pela empresa, maior a propensão de os clientes comprarem esses bens e serviços. Assim, a grande questão que surge é quais as ações que as empresas podem adotar para aumentar o valor percebido. Em outras palavras, como transmitimos para o cliente uma maior percepção de valor.

Essa questão é estratégica para o marketing de uma empresa, de maneira simplificada, jovem. As empresas podem adotar ações para melhorar três grandes tipos de valor de seus bens e serviços: valor funcional, valor emocional e valor social. Vamos por partes.

Quanto ao valor funcional, a empresa adota ações que melhoram a funcionalidade ou capacidade do produto. Calma. Vou te dar alguns exemplos práticos para que você entenda possíveis ações que melhoram o valor funcional. Preste atenção. Primeiro exemplo: uma empresa vende uma máquina de lavar roupas com capacidade de dez quilos. Empresa aumentará o valor funcional desse produto caso implemente melhorias que aumentem a capacidade da máquina de lavar para doze quilos. O aumento da capacidade da máquina de lavar é uma forma de aumentar o valor funcional do produto, segundo o exemplo.

Uma outra forma de aumentar o valor funcional consiste em incluir serviços complementares. Imagine que a empresa vende móveis, uma forma de aumentar o valor funcional consiste na inclusão, por exemplo, de um serviço de um profissional de design de interiores para sugerir os móveis mais adequados à realidade do cliente. Nesse caso, embora não exista uma alteração física dos móveis, a funcionalidade deles para o cliente será ampliada pela inclusão do serviço. Poderíamos citar vários outros exemplos, mas o que realmente você precisa entender para fins de prova é que sempre que houver um aumento da capacidade ou da funcionalidade de um bem ou serviço, teremos um incremento no valor funcional. Tranquilo até aqui, posso continuar lá, Vai.

Quanto ao valor emocional, a empresa adota ações que melhoram o resultado emocional e afetivo provocado por um bem ou serviço. Vamos ver alguns exemplos práticos pra que você entenda possíveis ações que melhoram o valor emocional. Uma forma de aumentar o valor emocional de um bem ou serviço seria incluir um recad... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Venda e Negociação - Gestão de Experiência com o Cliente - 03 - Ações para aumentar o valor percebido – Parte 1: SAIBA MAIS