Vendas e Negociações EmÁudio: Ações para aumentar o valor percebido - Parte 1
Olá jovem, bem-vindo de volta!
Hora de batermos um papo sobre as ações para aumentar o valor percebido, preparado?
Som na caixa!
Como já estudamos, o valor percebido influencia diretamente nas vendas de uma empresa. Nesse momento, você já sabe que quanto maior o valor percebido nos bens e serviços ofertados pela empresa, maior a propensão de os clientes comprarem esses bens e serviços. Assim, a grande questão que surge é: quais as ações que as empresas podem adotar para aumentar o valor percebido? Em outras palavras, como transmitimos para o cliente uma maior percepção de valor?
Essa questão é estratégica para o marketing de uma empresa. De maneira simplificada, jovem, as empresas podem adotar ações para melhorar três grandes tipos de valor de seus bens e serviços: valor funcional, valor emocional e valor social. Vamos por partes.
Quanto ao valor funcional, a empresa adota ações que melhoram a funcionalidade ou capacidade do produto. Calma, vou te dar alguns exemplos práticos para que você entenda possíveis ações que melhoram o valor funcional, preste atenção!
Primeiro exemplo: uma empresa vende uma máquina de lavar roupas com capacidade de 10 quilos. A empresa aumentará o valor funcional desse produto caso implemente melhorias que aumentem a capacidade da máquina de lavar para 12 quilos. O aumento da capacidade da máquina de lavar é uma forma de aumentar o valor funcional do produto.
Segundo o exemplo: uma outra forma de aumentar o valor funcional consiste em incluir serviços complementares. Imagine que a empresa vende móveis, uma forma de aumentar o valor funcional consiste na inclusão, por exemplo, de um serviço de um profissional de design de interiores para sugerir os móveis mais adequados à realidade do cliente. Nesse caso, embora não exista uma alteração física dos móveis, a funcionalidade deles para o cliente será ampliada pela inclusão do serviço.
Poderíamos citar vários outros exemplos, mas o que realmente você precisa entender para fins de prova é que sempre que houver um aumento da capacidade ou da funcionalidade de um bem ou serviço, teremos um incremento no valor funcional.
Tranquilo até aqui? Posso continuar?
Lá vai.