Vendas e Negociações EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Gestão de Experiência com o Cliente
Fala jovem, bem-vindo ao nosso resumão!
Bora revisar e fixar bem o assunto do nosso módulo
Som na caixa!
Vamos começar pelo conceito de valor percebido, vem comigo!
O conceito de valor é importantíssimo para todas as pessoas que trabalham com vendas ou marketing.
Valor percebido consiste na avaliação que o cliente faz da diferença entre todos os benefícios e todos os custos de uma oferta ao mercado, em relação às ofertas concorrentes.
De maneira prática, valor corresponde a quanto o cliente acha que determinado produto, bem ou serviço, acrescenta ao seu patrimônio. Como já estudamos, o valor percebido influencia diretamente nas vendas de uma empresa.
De maneira simplificada, jovem, as empresas podem adotar ações para melhorar três grandes tipos de valor de seus bens e serviços: valor funcional, valor emocional e valor social. Vamos por partes.
Quanto ao valor funcional, a empresa adota ações que melhoram a funcionalidade ou capacidade do produto.
Já quanto ao valor emocional, a empresa adota ações que melhoram o resultado emocional e afetivo provocado por um bem ou serviço.
Quanto ao valor social, a empresa adota ações que melhoram a autoimagem social de um indivíduo ou prestígio social dele.
Além de aumentar os valores funcionais, emocionais e sociais, as empresas podem aumentar o valor percebido pelo cliente, reduzindo os custos tangíveis e intangíveis para a aquisição de bem ou serviço.
Lembra que nós conversamos que, nas obras mais antigas de Kotler, era comum a representação do valor percebido por meio de uma expressão matemática? Lembra qual é essa expressão?
Isso mesmo, valor percebido é benefício percebido, dividido pelos custos percebidos.
Tranquilidade total, até aqui?
Vamos em frente.
Hora de re... Ler mais