Vendas e Negociações EmÁudio: Lead Qualificado e Funil de Vendas
Olá, que bom tê-lo aqui comigo mais uma vez.
Vamos continuar nosso assunto tão importante para provas?
Então aumente o som aí e vem comigo!
No marketing tradicional é comum a utilização de um funil para representar graficamente os diferentes níveis de interação de um indivíduo com uma empresa. Essa representação gráfica costuma ser denominada de funil de vendas. A metáfora proposta pelo funil de vendas é útil por representar diversos fenômenos relacionados à interação entre potenciais clientes e a empresa.
O funil é composto por 4 partes: a atenção, o interesse, o desejo e a ação.
Cada parte indica um estágio distinto. Imagine um triângulo invertido, se parece com o funil certo?
Agora, imagine o começo do funil na parte superior. Nessa parte temos a atenção, nesse estágio temos todos os potenciais clientes, os leads, que foram de alguma forma atraídos pela empresa.
Depois de obter a atenção dos clientes, as empresas buscam despertar o interesse dos clientes. Ou seja, a empresa busca fazer os leads entenderem melhor sobre a possível compra e os diferenciais da empresa.
Uma vez que os leads compreenderam os diferenciais da empresa, espera-se que eles passem para o estágio de desejo, isto é, queiram realizar a compra. Por fim, no último estágio, temos a ação que corresponde ao ato de compra em si.
Outro ponto interessante sobre a metáfora do funil de vendas é que ela ilustra bem a relação que existe entre a quantidade de leads nos diferentes estágios de interação.
Beleza jovem?
Que bom.
Para que entenda isso um pouco melhor, veja que, como em todo o funil, a parte superior (o topo do funil), é a maior, sendo que o espaço do funil vai diminuindo à medida que se aproxima do fundo do funil. Notar isso é interessante porque ilustra que daqueles leads que deram atenção para a empresa (no topo do funil), apenas um pequeno número chegará até a compra em si, na ação (fundo do funil).
A metáfora do funil ajuda ainda a entender que temos diferentes tipos de leads.
Teremos leads no topo do funil, ou seja, aqueles indivíduos que deram apenas um pouco de atenção para os produtos... Ler mais