Vendas e Negociações EmÁudio: Características da Gestão Responsável - Parte Um
Olá! Hoje vamos falar sobre as características da gestão responsável. Aumenta o som e vem comigo. Uma gestão que se preocupa com a sustentabilidade, com a geração de valor para os stakeholders e com a ética é denominada de gestão responsável. Vejamos cada uma das dimensões que compõem a gestão responsável.
Sustentabilidade
Atividade de gestão deve levar a um sólido e positivo tripé da sustentabilidade que proteja, crie e sustente os valores sociais, ambientais e econômicos. As práticas de gestão devem abraçar a otimização do tripé da sustentabilidade, dimensão ambiental, dimensão econômica e dimensão social.
Responsabilidade
A atividade de gestão deve conduzir à otimização completa dos valores dos stakeholders. Em vez do foco restrito na maximização dos valores dos acionistas, as práticas de gestão devem abraçar a otimização dos valores dos stakeholders.
Ética
As decisões de gestão devem ser moralmente desejáveis tanto no processo quanto no resultado. As práticas de gestão devem abranger a tomada de decisão ética e criar uma excelência moral.
Cada uma dessas dimensões deve ser perseguida pelos gestores e acompanhada por meio de indicadores. Os gestores auxiliam a concluírem se estão se aproximando ou não dos objetivos organizacionais.
Foca aqui no resuminho.
Desempenho sustentável. Valores sociais, ambientais e econômicos. Tripé da sustentabilidade. Indicadores.
Desempenho econômico tradicional.
- Lucro
- Criação de valor social
- Criação de valor ambiental
- Gestão de resíduos, água, biodiversidade
Desempenho responsável.
- Valor gerado para os stakeholders
- Indicadores:
- Quantidade de reclamações dos stakeholders
- Pontuação da pesquisa de satisfação dos stakeholders